Na manhã desta terça-feira (19), durante uma reunião realizada na Prefeitura de Joinville, sob a coordenação do prefeito Adriano Silva e da vice-prefeita Rejane Gambin, foi montado um Comitê Estratégico de Ordem Pública, com a participação de representantes dos poderes executivo, legislativo e judiciário para intensificar as ações realizadas junto à população em situação de rua.
“Por parte da Prefeitura, temos uma atuação sistemática e organizada com as pessoas em situação de rua e percebemos que, nos últimos meses, houve um aumento das ocorrências envolvendo esta população.
Por isso, entendemos que o melhor caminho é a união dos Três Poderes para o enfrentamento dessa situação”, destaca o prefeito.
Participaram da reunião o vereador Diego Machado, presidente da Câmara de Vereadores de Joinville; a juíza Viviane Souza, diretora do Foro da Comarca de Joinville; a promotora de justiça Graziele dos Prazeres Cunha, da 12ª Promotoria de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina; o coronel Iagã Indalêncio Cota, comandante Regional da Polícia Militar; Rafaello Ross, delegado Regional da Polícia Civil; João Leonardo Padilha Barneche, superintendente Regional de Polícia Científica em Joinville; e Gabriel Colin Holz da Silva, comandante da Guarda Municipal de Joinville.
Por parte da Prefeitura de Joinville, também participaram representantes das secretarias de Assistência Social, Saúde, Proteção Civil e Segurança Pública, Governo e Comunicação, além da Procuradoria-Geral do Município.
“Considero a formação do Comitê Estratégico um passo importante e que representa a união dos esforços em várias frentes para que possamos avançar nas ações relacionadas com os encaminhamentos para proporcionar dignidade e permitir que estas pessoas deixem a condição de rua”, analisa Adriano.
Durante o período da tarde, o prefeito formalizou o convite ao juiz César Otávio Scirea Tesserolli, diretor do Foro Fazendário de Joinville; ao promotor de justiça Felipe Schmidt, da 15ª Promotoria de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina; e ao promotor de justiça Ricardo Paladino, da 8ª Promotoria de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina; para que também integrem o Comitê Estratégico.
A partir de agora, por meio de grupos formados pelas áreas da Saúde, Segurança Pública e Assistência Social,
o Comitê Estratégico terá ações integradas e com acompanhamento periódico.
Para isso, representantes dos órgãos governamentais e também da população civil serão convidados para participar do planejamento e da execução dessas ações táticas para manutenção da ordem pública.