Na tarde desta quinta-feira (5), o prefeito de Rio Negrinho, Caio César Treml, assumiu a presidência da Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc) para a gestão 2026. Na mesma cerimônia, o prefeito de São Bento do Sul, Antônio Joaquim Tomazini Filho, foi empossado como presidente do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Região da Amunesc (CIM-Amunesc).
Treml disse ser uma satisfação assumir a presidência da Amunesc e dar continuidade aos trabalhos em andamento. “A Amunesc tem um papel primordial para o desenvolvimento da região por contribuir com a realização dos projetos que trazem melhorias para a mobilidade urbana, educação, saúde, entre outras áreas. Hoje temos uma parceria forte como Governo do Estado que tem destinado recursos para os municípios e a Amunesc tem um papel essencial com o desenvolvimento dos projetos para que possamos executar as obras”, enfatizou.
O presidente também destacou a importância da associação na contribuição para as próximas etapas da reforma tributária para que os municípios de Santa Catarina não percam recursos nos próximos anos. “Na nossa gestão será pautada pelo diálogo entre os nove prefeitos para que a região Nordeste como um todo possa crescer e evoluir cada vez mais”, acrescentou.

O presidente o CIM-Amunesc comentou sobre a importância de dar continuidade ao movimento político para a continuidade da duplicação da BR-280. “Essa é uma via muito importante para o escoamento da produção pelo Porto de São Francisco do Sul. A união dos municípios dentro do consórcio é fundamental para viabilizar compras e projetos consorciados com melhores condições de negociação”, destacou.

PRESENÇA DO GOVERNADOR JORGINHO MELLO
O governador Jorginho Mello participou da cerimônia de posse da Amunesc e do CIM-Amunesc. Durante o evento, anunciou o repasse de R$ 10 milhões para a execução do Projeto Estratégico InovaAMUNESC, iniciativa que visa fortalecer o desenvolvimento sustentável da região Nordeste catarinense. A agenda contou ainda com a presença do secretário de Estado da Articulação Internacional, Paulo Bornhausen; do secretário de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert; do secretário-adjunto de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Ricardo Grando; além de parlamentares e convidados.
“Estamos repassando esse recurso para fortalecer as ações para o desenvolvimento da região. Eu sou municipalista por convicção e sou parceiro dos prefeitos e das prefeitas. Apoiar as associações de municípios é fundamental para que o estado possa crescer e se desenvolver ainda mais. Aproveitando a passagem pela cidade também estamos formalizando o repasse de recursos para apoiar o carnaval de Joinville e São Francisco do Sul”, disse o governador Jorginho Mello.

O InovaAMUNESC está estruturado em três eixos estratégicos — Resiliência Climática, Desenvolvimento Econômico e Mobilidade e Infraestrutura — e contempla os municípios de Araquari, Balneário Barra do Sul, Campo Alegre, Garuva, Itapoá, Joinville, Rio Negrinho, São Bento do Sul e São Francisco do Sul, beneficiando uma população estimada em 986.981 habitantes, conforme dados do IBGE de 2025. O prazo de execução é de 18 meses.
APRESENTACÕES
O evento contou com a apresentação do relatório de atividades de 2025, conduzido pela secretária executiva da Amunesc, Simone Schramm. O secretário da Fazenda de Joinville, Fernando Bade, compartilhou a articulação do município e da Amunesc para ajudar a compor a distribuição de recursos para os municípios com as mudanças da Reforma Tributária. Já o secretário de e Estado da Articulação Internacional, Paulo Bornhausen, falou dos investimentos do Inova AMUNESC para a região Nordeste de SC.

















