O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), anunciou neste sábado (16) sua pré-candidatura à Presidência da República para as eleições de 2026.
O anúncio foi feito durante um evento do partido em São Paulo, no Amcham Business Center, na Zona Sul da capital paulista.
O encontro, realizado no formato semelhante ao de palestras do estilo TED Talk, contou com a presença de lideranças do Novo.
Entre elas estavam o presidente nacional da sigla, Eduardo Ribeiro, os deputados federais Marcel van Hattem, Ricardo Salles, Adriana Ventura, Luiz Lima e Gilson Marques, além do senador Eduardo Girão.
O prefeito de Joinville, Adriano Silva, também participou da programação.
Durante o discurso, Zema defendeu que o Brasil classifique organizações criminosas como facções terroristas, proposta já descartada pelo governo federal em debates anteriores.
Ele também criticou a condução econômica da atual gestão e a política externa brasileira.
“O Brasil caminha hoje na direção de outra crise econômica porque está crescendo a base de anabolizantes. A visão de que gasto é vida é uma idiotice sem tamanho, assim como a aproximação do Brasil de regimes autoritários e de nações que se opõem aos nossos valores ocidentais. Sai do Brics, Brasil”, afirmou Zema.
Empresário do setor varejista, Zema foi eleito governador de Minas Gerais em 2018 e reeleito em 2022, no primeiro turno, com 6.094.136 votos válidos (56,18%).