Você já ouviu falar em Blue Zones ou Zonas Azuis? Joinville está a caminho de se tornar a primeira “cidade Blue Zone” fora dos Estados Unidos.
A terra do chineque e do zarco quer ser percebida no mundo como um grande lugar para viver, trabalhar e se divertir.
Pessoas físicas e jurídicas estão fazendo o diagnóstico e o mapeamento das necessidades. O governo local acompanha os estudos.
Não há dinheiro público envolvido. A supervisão dos trabalhos é do reativado Instituto Joinville, que tem neste projeto um dos seus principais objetivos.
Estão sendo pensadas agora propostas de melhorias significativas para a vida da cidade e dos cidadãos, para serem atingidas no longo prazo.
Segundo seu criador, o pesquisador Dan Buettner, o Projeto Blue Zones ajuda as comunidades a acelerar a transformação por meio de um conjunto de soluções concebidas para melhorar o bem-estar geral.
Nas comunidades onde foram implantadas, estas soluções reduziram de forma significativa os custos com a saúde pública, aumentaram a produtividade e melhoraram a vida dos residentes.
O projeto mexe no “raio da vida”, locais onde as pessoas passam 80% de seu tempo rotineiramente: escolas, restaurantes, organizações religiosas, mercados e locais de trabalho.
Mas não é apenas para cidades e comunidades. Empresas e universidades, por exemplo, também podem ser certificadas Blue Zones.
Quanto maior o envolvimento das pessoas e forças da comunidade, melhores e mais rapidamente aparecem os resultados.
COMO ADOTAR CONCEITOS “BLUE ZONE” EM SUA VIDA
Não é de um dia para o outro.
Você precisa estar disposto e proposto a mudar. Abaixo, uma lista de hábitos a desenvolver e reforçar no seu dia a dia como preparação para passar a comer e viver como os povos mais saudáveis do planeta:
– Movimente-se naturalmente: dispense o elevador, pratique atividade física mesmo sem perceber.
– Tenha um propósito: saiba a razão pela qual se levanta diariamente.
– Desacelere: adote um ritmo de vida mais calmo, evitando o estresse.
– Pare de se empanturrar, saiba parar de comer quando o estômago estiver 80% cheio.
– Coloque mais vegetais no seu prato.
– Beba vinho com moderação e regularidade.
– Descubra sua espiritualidade.
Tenha uma fé, independentemente de religião. Não dedique 100% de sua atenção aos prazeres físicos e à vida material.
– Coloque a família em primeiro lugar.
– Encontre momentos para SER em meio ao seu FAZER.
– Reforce seu senso de comunidade e pertencimento. Torne-se alguém mais altruísta e socialmente útil.
Estimulando esta mudança de rota, setenta e cinco cidades norte americanas já se transformaram em Zonas Azuis, com excelentes resultados econômicos, estéticos, urbanísticos e de elevação da qualidade de vida e dos serviços públicos, entre outros.
SAIBA MAIS NOS CANAIS DO AJ
O projeto Blue Zones, seus desafios, consequências e impactos é o tema do Podcast Caminho do Meio desta segunda, 8 de abril.
O jornalista Geraldo Lion vai conversar no programa com Fabio Marchese, coordenador da implantação do Projeto Blue Zones em Joinville.
Assista ao bate-papo pelos canais do Portal Aconteceu em Joinville no YouTube, Facebook e Instagram.
O Podcast Caminho do Meio vai ao ar ao vivo toda segunda-feira, sempre às 8 da noite.