O relatório Tendência dos Pequenos Negócios Catarinenses, elaborado pelo Observatório de Negócios do Sebrae/SC, revelou que o 3º trimestre de 2024 foi um dos melhores períodos para os pequenos negócios nos últimos cinco anos.
De acordo com o levantamento, 60,8% das empresas relataram aumento nas vendas, um salto expressivo frente aos 33,9% registrados no trimestre anterior.
O setor de serviços se destacou, com 65% dos negócios apontando crescimento.
Os Microempreendedores Individuais (MEIs) foram os protagonistas, com quase 68% tendo elevação nas vendas.
Além disso, o faturamento médio cresceu 4,58%, puxado principalmente pelo comércio, que registrou alta de 8,37%.
O fluxo de caixa das empresas analisadas predominou estável durante o terceiro trimestre, conforme apontam 45,4% delas.
Além disso, 38,8% desses negócios registraram lucro.
Contudo, um dos principais desafios para eles ainda é controlar os custos trimestre a trimestre, que registraram aumento em 47,5% das empresas, assim como encontrar trabalhadores qualificados.
“A recuperação no faturamento e o otimismo com o último trimestre mostram a determinação dos pequenos negócios catarinenses.
Essa melhora é reflexo de um trabalho estratégico focado na gestão e no fortalecimento dessas empresas, que investiram mais do que em anos anteriores ”, destaca Claúdio Ferreira Coordenador do Observatório de Negócios do Sebrae/SC.
Expectativas para o fechamento do 4º trimestre
Para o 4º trimestre, 64,4% dos pequenos negócios esperam aumento de vendas, 47% acreditam em custos maiores devido às demandas sazonais gerando ainda incertezas com a economia.
Apesar disso, 12% planejam ampliar suas equipes, demonstrando confiança nos resultados para final do ano, com aumento de faturamento esperado de 12% ao trimestre anterior.