quinta-feira,

18/07/2024

Joinville/SC

Parque Sambaqui Guaíra será inaugurado no bairro Aventureiro

O bairro Aventureiro recebe nesta sexta-feira (28/6), às 18h, uma nova área de lazer. A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, inaugura o Parque Sambaqui Guaíra – Agata May Thiesen. O parque fica localizado na Rua Peixes, esquina com a Alóis Finder.

Para a estruturação do parque e pavimentação de ruas ao entorno foram investidos cerca de R$ 4,4 milhões. O Parque Sambaqui Guaíra é um espaço de lazer e contemplação, que tem como foco também a educação para preservação ambiental e patrimonial.

O local conta com ciclovia, calçada, paisagismo, estacionamento, sinalização, equipamentos urbanos, parquinho para as crianças e academia ao ar livre.

Além disso, durante as obras, foi construído um sistema de drenagem da água da chuva. Outro investimento importante foi na implantação de iluminação pública, com 96 postes de fibra de vidro e 181 luminárias de LED.

A área total que abriga o Parque Sambaqui Guaíra é de aproximadamente 45 mil metros quadrados. As melhorias urbanísticas foram realizadas em uma área de 2,4 mil metros quadrados.

A preservação dessa área se deve ao fato de que no interior do parque está localizado o Sambaqui da Rua Guaíra, com cerca de quatro metros de altura.

Neste caso, o sambaqui é coberto pela vegetação. Há indícios que este sambaqui foi ocupado há mais de 5 mil anos.

Os sambaquis são estruturas normalmente construídas com conchas e areia e são reconhecidos como parte integrante do Patrimônio Cultural Brasileiro pela Constituição Federal.

Você não pode copiar o conteúdo desta página
Pular para o conteúdo