Nesta quarta-feira, 6, São Francisco do Sul testemunhou a maior operação já realizada na cidade, a Operação Purgatio.
Coordenada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), contou com o suporte da Polícia Militar de Santa Catarina e demais órgãos de segurança pública do estado.
O nome da operação alude à “limpeza” e “purificação”, visando a retirada dos envolvidos em crimes violentos na região da Babitonga, com o intuito de responsabilizá-los criminalmente.
O foco foi direcionado ao combate de organizações criminosas, investigação de tráfico de drogas, associação ao tráfico e homicídios.
A ação resultou no cumprimento de 30 mandados de prisão e 70 de busca e apreensão.
A maior parte foi executada em São Francisco do Sul, mas a operação também abrangeu Joinville e Piçarras.
O contingente englobou 79 policiais militares do 5º Comando Regional da Polícia Militar, totalizando 256 agentes de segurança pública e 99 viaturas.
O desfecho foi a prisão de oito pessoas em flagrante, apreensão de cinco armas de fogo, 374 munições de diferentes calibres, 38 celulares, dois computadores, 244 gramas de cocaína, mais de seis quilos de maconha, 6.130 unidades de drogas sintéticas e R$ 18.650,00 em espécie.
O coronel Marcio Leandro Reisdorfer, comandante do 5º CRPM, participou da operação e enfatizou a importância da cooperação entre os órgãos de segurança pública para enfrentar o crime organizado na região.