Operação mira supostas irregularidades em edital do Detran de SC

A Polícia Civil de Santa Catarina deflagrou na manhã desta terça-feira (26) a “Operação Efeito Dominó”, que investiga um suposto esquema de corrupção envolvendo o Detran-SC (Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina).

Ao todo, foram expedidos 21 mandados de busca, apreensão e prisão em cidades de Santa Catarina e também no Paraná. As ações ocorreram em Florianópolis, São José, Palhoça, Criciúma, Içara, São Lourenço do Oeste e Vitorino (PR).

Segundo as investigações, o esquema estaria relacionado à indicação irregular de integrantes para a JARI (Junta Administrativa de Recursos de Infrações), órgão responsável por analisar recursos de multas de trânsito, suspensão e cassação da CNH.

A apuração aponta suspeitas de favorecimento pessoal no processo de seleção previsto em edital, beneficiando amigos, familiares e até empresas privadas que teriam ocupado vagas destinadas à sociedade civil.

Além disso, a operação também investiga possíveis irregularidades envolvendo os chamados “Jetons”, gratificações pagas a servidores e integrantes de conselhos administrativos. Conforme a Polícia Civil, há suspeita de um esquema de “rachadinha” relacionado aos valores recebidos.

Entre os investigados estão policiais militares, servidores públicos e empresários. Até o momento, uma pessoa foi presa durante o cumprimento das ordens judiciais.

O Detran-SC informou que a denúncia teve origem dentro do próprio órgão. Segundo nota oficial, documentos e indícios de irregularidades foram encaminhados à Corregedoria e às autoridades competentes logo no início das investigações.

Ainda conforme o Detran, os servidores suspeitos foram afastados após a identificação das possíveis irregularidades. O órgão afirma que segue colaborando com a Polícia Civil e adotando medidas administrativas para garantir transparência e legalidade nos serviços prestados.

Você não pode copiar o conteúdo desta página