Joinville finalizou a Operação Limpa Pátios conduzida pelo Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran/SC).
Essa iniciativa é parte das ações do Governo do Estado no combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue.
A limpeza foi realizada em ritmo acelerado devido à urgência na luta contra a doença na cidade, que já registrou 12 óbitos.
Inicialmente planejada para durar 30 dias, a Operação foi concluída em aproximadamente 10 dias com o reforço de uma máquina adicional para os trabalhos.
Ao todo, cerca de 800 veículos foram destruídos em Joinville, representando um dos maiores volumes de veículos retidos no estado.
Até o momento, foram eliminados e encaminhados para reciclagem 7.449 veículos, incluindo carros e motos, em pátios localizados em 26 municípios catarinenses.
Os próximos municípios a receber a operação serão Itajaí, Chapecó, Xanxerê e Xaxim.
“Nos próximos passos, temos muitos veículos ainda para remover. Apenas em Itajaí, há quase mil carros. Combinando nossos esforços futuros, estimamos a remoção de 10 mil veículos em 30 cidades”, explica o presidente do Detran/SC, Kennedy Nunes.
A Operação está sendo conduzida em colaboração com a Associação de Pátios de Veículos Apreendidos e Reboques do Estado de Santa Catarina, abrangendo os 310 pátios existentes no estado, que incluem os da Polícia Rodoviária Federal, prefeituras (tanto públicos quanto licitados) e delegacias de polícia.
Os veículos nos pátios estão relacionados a demandas judiciais, apreensões policiais e aguardam leilão ou destruição (no caso de veículos ferrosos).