Oficina gratuita resgata bordado tradicional alemão e histórias de idosos de Joinville

O Projeto Cultural “Mãos que Contam Histórias”, de autoria da designer artesanal e coordenadora do projeto Ana Gern, foi contemplado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2024, e será voltado para residentes no Ferraz Residencial Sênior e senhoras de clube de bordados com idades entre 65 e 90 anos.

As aulas irão ocorrer até outubro.

Ao longo de dois meses, os participantes irão resgatar o bordado “wandschoner”.

Trata-se de um “pano protetor de parede bordado”, típico da Alemanha e trazido pelos imigrantes para Joinville, e que servirá para criação de peças personalizadas com frases e nomes especiais.

Mais que um trabalho manual, a oficina busca promover bem-estar, valorização das histórias de vida e troca de saberes, acredita a artista.

“Este projeto nasceu do meu amor pelo bordado e pelo desejo de preservar memórias. O ‘wandschoner’ carrega histórias, afetos e a identidade de tantas famílias de Joinville, como a minha”, destaca.

“Trabalhar com essas mulheres e homens incríveis, ouvir suas lembranças e transformar cada ponto em um registro vivo é, para mim, um privilégio e uma forma de retribuir à comunidade tudo o que aprendi ao longo da minha trajetória”, comenta Ana Gern.

O resultado será apresentado em uma exposição gratuita na Sociedade Harmonia Lyra, aberta ao público no dia 12 de novembro, e em um vídeo documental, com recursos de audiodescrição, Libras e legendas, que será disponibilizado no YouTube.

Você não pode copiar o conteúdo desta página