Menos de dois meses após a entrega da Ordem de Serviço para a construção da nova travessia do Morro do Amaral, cerca de 80% da obra está concluída.
Na primeira semana de 2024, a equipe responsável pelo trabalho realizou a demolição da ponte antiga.
Antes disso, no final de 2023, uma das pistas foi estruturada para garantir a mobilidade.
A Companhia Águas de Joinville realocou a rede de água e esgoto.
As próximas atividades serão para concluir a implantação das peças pré-moldadas. Na sequência, a viga será concretada para possibilitar a colocação de guarda-corpo.
O passeio também será concretado e em seguida a meia pista de rolamento.
“Após a cura do concreto, serão feitas as rampas de acesso para mudança de lado para passagem dos veículos e pedestres”, explica Emerson Luiz Pagani, gerente da Unidade de Obras Especiais da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra).
A travessia terá 23 metros de comprimento por 9 metros de largura.
Na parte central, serão implantadas duas pistas para o tráfego de veículos nos dois sentidos, cada uma com 3 metros de largura.
Nas duas laterais, haverá calçadas, cada uma com 1,5 metro de largura. A nova travessia vai proporcionar mais segurança e comodidade para quem mora ou visita o Morro do Amaral.
O investimento da Prefeitura de Joinville é de R$ 1.023.704,70, com recursos obtidos por meio de financiamento junto ao Banco do Brasil.
O planejamento é que a obra seja finalizada sem comprometer a trafegabilidade e o acesso ao local, por isso, será concluída uma das pistas e depois a outra, garantindo a secagem do concreto e a mobilidade das pessoas.