O parlamentar catarinense, da região de Joinville, fez visita a Seul a fim de conhecer exemplos de sucesso na educação, esporte, política, indústria e tecnologia para serem contextualizados e aplicados no Estado, e, é claro, buscar novos investimentos para Santa Catarina.
Na Alesc (Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina), Fernando Krelling é membro da Comissão de Relações Internacionais. “Sinto-me honrado em participar desta missão oficial em Seul.
Nossos objetivos são fortalecer os laços diplomáticos, estreitar as relações internacionais com o Parlamento Coreano, intensificar a cooperação entre os países no comércio, tecnologia, educação, segurança e nas boas práticas para o cidadão”, expressou Krelling.
Foram várias agendas entre Fernando Krelling e empresários asiáticos. Destaque para o encontro com representantes da LG e Samsung que serviu para afirmar que Santa Catarina tem interesse em receber unidades das empresas de tecnologia. Garuva seria um dos municípios que poderiam ter unidades.
O deputado do Norte Catarinense citou o exemplo da fábrica da LS Tractor. Em 2013, a empresa asiática decidiu investir e instalar uma unidade de produção de tratores em Garuva.
“Esta ação transformou a realidade de muitos garuvenses. Para se ter uma ideia, o município triplicou o seu orçamento, o que impactou muito na geração de emprego e renda.
A fábrica, por sua vez, é sucesso”, destacou.
Em Seul, o representante do Estado reforçou aos políticos e empresários que Santa Catarina está de portas abertas para receber novos investimentos, industriais e tecnologicos para juntos – poder público, iniciativa privada e sociedade civil, somar forças para o desenvolvimento dos catarinenses, de Santa Catarina, e dos negócios.
“Temos um povo trabalhador, um Estado sólido, cheio de oportunidades para quem deseja empreender, contem conosco”, foi a mensagem deixada por Fernando às autoridades asiáticas.
Segurança, educação e esporte
Outros eixos importantes da visita de Fernando Krelling à Ásia na semana passada foram relacionados à segurança pública, à educação e ao esporte.
“Como defensor do esporte e presidente da Comissão de Esportes e Lazer da Alesc (Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina), não poderia deixar de conhecer as escolas e as estruturas esportivas asiáticas.
Estou impressionado com a qualidade dos equipamentos esportivos. Para se ter uma ideia, os ginásios de esportes dos colégios públicos são climatizados e contam com material de primeira qualidade. Sonho em um dia ter nossas instituições assim no Brasil”, comparou.
Ainda nas escolas, Fernando Krelling conheceu o eficaz sistema de educação da cidade e defendeu mecanismos para firmar parcerias de intercâmbio entre alunos catarinenses e coreanos.
Para fechar a visita à Ásia, na área da segurança pública, o deputado catarinense participou de uma capacitação em na Estação de Polícia Metropolitana de Seul.