quarta-feira,

21/05/2025

Joinville/SC

MP apreende mais de 3,6 toneladas de carne e embutidos vencidos em SC

Mais de 3,6 toneladas de alimentos impróprios para o consumo foram apreendidos no Extremo Oeste do estado.

Em uma ação firme para proteger a saúde e os direitos dos consumidores, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), por meio do Programa de Proteção Jurídico-Sanitária dos Consumidores de Produtos de Origem Animal (POA), realizou operações de fiscalização na Comarca de Descanso.

As vistorias tiveram início em novembro de 2024 e foram finalizadas na última semana, entre os dias 23 e 24 de abril.  

A operação mais recente ocorreu em Descanso, onde 12 estabelecimentos comerciais foram inspecionados.

Durante as ações, 1.420 quilos de produtos irregulares foram apreendidos, entre carnes, embutidos e outros alimentos.

Apesar das irregularidades, nenhum estabelecimento precisou ser interditado.

As equipes repassaram orientações sobre boas práticas de fabricação, manipulação e armazenamento de alimentos, além de promover o descarte imediato dos produtos impróprios. 

Foram lavrados autos de intimação para que os responsáveis apresentem documentos que comprovem as boas práticas de produção e a regularidade da saúde dos manipuladores.

Posteriormente, serão lavrados autos de infração detalhando todas as inconformidades constatadas. 

PostJá entre os dias 26 e 28 de novembro de 2024, as operações ocorreram nos municípios de Descanso, Santa Helena e Belmonte, com a fiscalização de 15 estabelecimentos. 

Foram apreendidos 2.190 quilos de alimentos, a maioria fora do prazo de validade, sem procedência comprovada, armazenados de forma inadequada ou em temperatura divergente da indicada nos rótulos. 

As inspeções ainda constataram casos de abate clandestino – sem as mínimas condições sanitárias e sem registro no serviço de inspeção oficial -, além de graves problemas de higiene e organização.

Em Santa Helena, foi necessária a interdição do açougue de um mercado. 

Como resultado das irregularidades, foram requisitados inquéritos policiais para apurar a prática de crimes contra a saúde pública e instaurados inquéritos civis no âmbito da Promotoria de Justiça de Descanso. 

Nove responsáveis já firmaram termos de ajustamento de conduta para regularizar a situação, enquanto seis aguardam reuniões para a definição das medidas a serem adotadas. 

De acordo com o Promotor de Justiça Leonardo Lorenzzon, a atuação conjunta foi essencial para proteger a população.

“Essas operações refletem o compromisso do Ministério Público em garantir que alimentos comercializados estejam em condições seguras para o consumo. A proteção do consumidor e a preservação da saúde pública são prioridades permanentes da nossa atuação. A colaboração entre as instituições parceiras foi fundamental para o sucesso das ações”, destaca. 

Post

As operações de fiscalização foram conduzidas em parceria com a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina, o Ministério da Agricultura e Pecuária, as Vigilâncias Sanitárias Estadual e Municipal, o Serviço de Inspeção Municipal, a Polícia Civil e a Polícia Militar. 

Você não pode copiar o conteúdo desta página
Pular para o conteúdo