No dia 23 de fevereiro de 2025, a Igreja Católica viverá um momento de grande júbilo com a Missa de instalação da Arquidiocese de Joinville.
A celebração acontecerá às 15 horas na Catedral Arquidiocesana São Francisco Xavier, no Centro, em Joinville.
A elevação à arquidiocese foi anunciada pelo Papa Francisco em 5 de novembro de 2024, marcando uma nova etapa na missão evangelizadora da Igreja local.
Após o anúncio da elevação, o próximo passo é a Missa de instalação, que não é apenas um rito formal, mas um passo significativo na caminhada de fé do povo de Deus, consolidando a Arquidiocese e celebrando a posse de Dom Francisco Carlos Bach como seu primeiro arcebispo.
Com a criação da Arquidiocese, cria-se também a Província Eclesiástica de Joinville, formada pelas dioceses sufragâneas de Rio do Sul e Blumenau, fortalecendo a unidade pastoral e o compromisso missionário.
Nesta cerimônia solene, estarão presentes os bispos das dioceses sufragâneas de Rio do Sul, Dom Adalberto Donadelli Junior, e de Blumenau, Dom Rafael Bienarski, além de outros, sacerdotes, religiosos, autoridades e fiéis, em um momento de comunhão e ação de graças pela nova fase da Igreja em Santa Catarina.
Reconhecimento
O título de Arquidiocese é também um reconhecimento da Santa Sé da importância histórica, social e pastoral da Igreja Particular de Joinville que tem se destacado ao longo do tempo prestando um serviço de qualidade aos seus fiéis e à sociedade civil como um todo.
Novos brasões
Durante a cerimônia, serão oficialmente apresentados os novos brasões da Arquidiocese de Joinville e do Arcebispo Dom Francisco Carlos.