A Academia Joinvilense de Letras (AJL) realizará no dia 21 de fevereiro, às 19 horas, a Sessão da Saudade em homenagem ao acadêmico Herculano Vicenzi, que nos deixou em 03 de janeiro de 2024, aos 75 anos.
A cerimônia é aberta à comunidade e acontecerá na sede da entidade, na Sociedade Harmonia-Lyra, localizada na rua 15 de Novembro, 485, Centro de Joinville.
Além disso, será transmitida ao vivo na página da AJL no Facebook, através do link https://www.facebook.com/academiajoinvilense.
Herculano, jornalista e escritor, ocupava a cadeira nº 18 da AJL, tendo como patrono Jerônimo Francisco Coelho.
Ele se destacava no jornalismo e possuía um profundo conhecimento da cultura, histórias e pessoas da área rural de Joinville.
Nascido em 1948 e criado em Taió (SC), Herculano mudou-se para Joinville nos anos 70 para cursar Faculdade de Letras. Logo iniciou sua trajetória no jornalismo, onde atuou por mais de 40 anos, com passagens pelos jornais A Notícia e Notícias do Dia.
Com suas raízes rurais, ele se especializou em matérias jornalísticas sobre as atividades e pessoas da área rural de Joinville e região.
Sua proximidade com os colonos, tema recorrente em seus escritos, lhe rendeu o apelido de “Hercolono” por um colega jornalista.
Segundo o Professor Vital Poffo, “Ex-agricultor, cultíssimo, discorre com facilidade sobre os mais variados temas, filosofando e contando casos e causos, sempre bem-humorado, bonachão, amigo de todos.”
Herculano era autor e coautor de diversos livros, incluindo “Alma Verde”, “Fundação Municipal 25 de Julho – 30 Anos a Serviço da Família Rural”, “Casos e Causos”, “Legislativo de Joinville – Subsídios Para Sua História”, “Dona Francisca – Imperial Estrada da Serra” e “Nos Fundões de Joinville”.