A Prefeitura de Joinville está em processo de licitação para a modernização e expansão do sistema de videomonitoramento do município, que passará a contar com 3 mil câmeras nas ruas, distribuídas em 750 pontos, incluindo áreas rurais.
A previsão é que outros 500 aparelhos sejam instalados em prédios públicos e nos acessos à cidade.
O edital, publicado em dezembro, prevê um contrato de cinco anos no valor máximo de R$ 122 milhões.
O novo sistema integra o programa Joinville Sempre Alerta – Plataforma Smartville e trará tecnologias avançadas, como reconhecimento facial e interoperabilidade, que permite a integração com outros sistemas de câmeras já existentes.
Atualmente, a rede urbana possui 2.068 câmeras em 517 pontos, o que significa um acréscimo de cerca de mil equipamentos e mais 233 locais monitorados.
Cada ponto nas ruas terá quatro câmeras, sendo que algumas contarão com tecnologia PTZ, permitindo movimentação por controle remoto.
Também serão reforçados os pontos de entrada e saída da cidade, com 172 dispositivos em 53 locais de cercamento digital, equipados para leitura de placas de veículos.
Além das ruas, prédios públicos como escolas, postos de saúde e centros de educação infantil receberão 350 novas câmeras, complementando a vigilância já existente.
O pacote inclui ainda a instalação de um centro de controle de operações para gerenciamento do sistema.











