sexta-feira,

12/07/2024

Joinville/SC

Joinville Registra Recorde de Atendimentos na Área da Saúde

O município de Joinville enfrenta um cenário desafiador diante do aumento expressivo de casos suspeitos de dengue.

Nos primeiros meses de 2024, a demanda por atendimentos disparou, culminando em um recorde de registros.

Em janeiro, foram realizados 5,1 mil atendimentos, número que saltou para 17,5 mil em fevereiro e atingiu a marca de 33,5 mil em março. Somente na primeira semana de abril, 10,9 mil atendimentos foram contabilizados.

Desses, cerca de 84% ocorreram na Rede Pública de Saúde, enquanto os demais 16% foram na Rede Privada.

Expansão e Adequação de Estruturas de Atendimento

Diante desse cenário, a Prefeitura de Joinville adotou medidas emergenciais.

Uma delas foi a criação de três Enfermarias Especializadas em Dengue, localizadas nas UBSFs Glória, João Costa e Aventureiro III.

Essas unidades, que funcionarão 24 horas por dia, visam dar suporte às UPAs e UBSFs no tratamento e observação de pacientes com a doença.

Além disso, a UPA da Zona Sul está passando por adequações para a implantação de uma nova Sala de Medicação, visando melhor acomodar os pacientes que necessitam de cuidados específicos.

Ampliação de Leitos e Acompanhamento Especializado

O número de leitos disponíveis também foi expandido, com todos os hospitais da cidade remanejando suas estruturas para lidar com o aumento de internações.

Para otimizar o acompanhamento dos pacientes, foi implantado o serviço de telemedicina Monitora Dengue, que acompanha diariamente cerca de mil pacientes diagnosticados com a doença.

Ações de Combate ao Mosquito e Vacinação

Paralelamente, a Vigilância Ambiental intensificou suas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, realizando visitas domiciliares e mutirões de limpeza em diversos bairros.

Quanto à prevenção, desde fevereiro, está em curso a vacinação contra a dengue para jovens entre 10 e 14 anos, com cobertura de 28,6% da população apta.

Plano Joinville Contra a Dengue

A Prefeitura lançou o plano Joinville Contra a Dengue em dezembro do ano passado, antecipando-se ao aumento de casos.

O plano inclui a ampliação da rede de atendimento, novas estratégias de enfrentamento e avanços na implantação do Método Wolbachia, em parceria com o Ministério da Saúde e instituições de pesquisa renomadas.

Diante do desafio representado pelo avanço da dengue, Joinville está empenhada em combater a doença e prestar assistência à população afetada, buscando reduzir os impactos da epidemia e garantir o bem-estar de seus munícipes.

Você não pode copiar o conteúdo desta página
Pular para o conteúdo