O temporal que atingiu Joinville na tarde desta sexta-feira (13/2) causou ocorrências provocadas pela chuva intensa e volumosa e pelo vento forte.
A Defesa Civil elevou o Plano de Contingência (Plancon) para o nível Laranja, o que representa que já há ocorrências registradas e que as equipes seguem mobilizadas.
Por causa do vento, que chegou a pelo menos 30 km/h, até as 17h foram registradas três quedas de árvore nos bairros São Marcos e Atiradores. Já no Glória houve uma ocorrência de destelhamento.
A chuva volumosa e intensa em curto período de tempo, que alcançou acumulado de 50 mm em três horas, também causou alagamentos em algumas vias, a exemplo das ruas Anita Garibaldi, Santa Catarina e dos Radialistas. Por volta das 18h, a água já havia baixado nas ruas e o trânsito está liberado.
Condição para temporais se mantém até domingo
A Defesa Civil mantém o alerta para a condição de temporais, que segue até domingo (15/2), principalmente entre as tardes e noites.
“Existe uma instabilidade muito grande no município devido a essa grande umidade e ao calor que tivemos recentemente”, explica Jairo Machado, gerente da Defesa Civil de Joinville.
Ainda nesta sexta-feira, a instabilidade deve ganhar mais força durante a noite, com condições para chuva intensa e volumosa em curtos períodos de tempo.
Por isso, o risco é considerado muito alto para alagamentos, enxurradas e deslizamentos.
Na madrugada, este risco é maior, devido ao pico de maré de 1,7 m previsto para 0h53.
“No decorrer da noite, após as 22h, há um risco grande para um volume maior de água. A maior preocupação é que a maré vai estar alta, chegando a 1,7 metro”, reforça Jairo.
No sábado e no domingo a chuva persiste, embora com menos intensidade. Ainda assim, mantém-se o alerta sobre o risco moderado para alagamentos, enxurradas e deslizamentos.
Recomendações da Defesa Civil
A Defesa Civil orienta que a população fique atenta aos alertas de curto prazo enviados por SMS. Para receber os avisos, basta enviar o CEP da residência por mensagem de texto (SMS) ao número 40199. O serviço é operado pela Defesa Civil estadual.
Em caso de chuva forte, a principal orientação é se manter abrigado e não atravessar áreas alagadas, assim como pontes e pontilhões submersos. Se houver vento forte, recomenda-se ficar longe de placas, árvores e outros objetos que possam ser arremessados.
Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo número 199 e o Corpo de Bombeiros Voluntários pelo telefone 193.














