quinta-feira,

18/07/2024

Joinville/SC

Joinville recebe profissionais e discute educação ambiental no IV Fórum Catarinense de Arborização Urbana

Joinville recebe profissionais e discute educação ambiental no IV Fórum Catarinense de Arborização Urbana

Cerca de 150 profissionais que atuam na área de arborização pública participaram do IV Fórum Catarinense de Arborização Urbana, que aconteceu nos dias 25 e 26 de abril (quinta e sexta-feira), na Universidade da Região de Joinville – Univille.

Durante a programação foram apresentados temas como Política Nacional de Arborização Urbana, resiliência climática, políticas públicas estaduais e oportunidades de mercado.

Um dos assuntos em destaque foi o Plano Municipal de Arborização de Joinville, desde a sua construção até os desafios para a implantação.

De acordo com a gerente da Unidade de Gestão Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Joinville (SAMA), Magda Villanueva Franco, embora ainda existam questões culturais a serem trabalhadas junto à população, a educação ambiental e as iniciativas que a Prefeitura de Joinville vem adotando na questão da arborização urbana geram resultados positivos.

“Joinville é privilegiada por ter uma grande área verde.

A melhoria da arborização urbana vem acontecendo com iniciativas como o programa Joinville Mais Bonita, revitalização de espaços públicos com arborização, cuidados com as praças e parques”, afirma Magda.

Além da grade de palestras, o evento contou com atividades práticas como minicursos e oficinas sobre manutenção de ferramentas, técnicas de cabeamento, técnicas de plantio e poda, tratamento de árvores jovens e adultas, entre outros.

Realizado anualmente pela Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU), o Fórum Catarinense de Arborização Urbana é itinerante e aconteceu pela primeira vez em Joinville, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente.

Além de profissionais da SAMA, o evento teve a presença de participantes vindos de municípios catarinenses como Indaial, Blumenau, São Bento do Sul, Corupá, Massaranduba, Jaraguá do Sul e de Pato Branco, no Paraná.

“O IV Fórum Catarinense de Arborização Urbana foi um sucesso.

O evento é uma oportunidade para promover e consolidar a mudança cultural pela arborização urbana em Joinville”, comemora Magda.

Você não pode copiar o conteúdo desta página
Pular para o conteúdo