quinta-feira,

31/07/2025

Joinville/SC

Joinville realiza a 5ª Conferência Municipal dos Direitos das Mulheres

A abertura da 5ª Conferência Municipal dos Direitos das Mulheres de Joinville foi realizada nesta quinta-feira (24), na Univille.

O evento continua nesta sexta-feira (25) com o tema “Mais democracia, mais igualdade e mais conquistas para todas”.

Três eixos principais são discutidos: “Participação cidadã, controle social e saúde integral da mulher”; “Enfrentamento a todas as formas de violência contra as mulheres” e “Democratização das políticas públicas com perspectivas de gênero”.

“A Conferência Municipal dos Direitos das Mulheres é muito importante porque é quando os conselheiros, a sociedade civil organizada e os servidores governamentais avaliam as deliberações anteriores, o status de cada uma e se foram realizadas. Algumas discussões voltam para a pauta assim como outras surgem. O intuito é dar voz à sociedade, ouvir as demandas das mulheres e fortalecer esse grupo que vai deliberar pelas políticas públicas em relação à mulher no município de Joinville”, avalia a secretária de Assistência Social de Joinville, Fabiana Cardozo.

A 5ª Conferência tem como objetivo integrar propostas para o fortalecimento e a ampliação de políticas públicas para as mulheres, com a perspectiva da interseccionalidade, para promover a democracia e a igualdade, garantindo voz e representatividade às mulheres em toda a sua diversidade.

“A conferência nos traz um conhecimento e um levantamento das necessidades das mulheres do nosso município e a partir disso nós trabalharemos em função da criação e na elaboração de propostas de políticas públicas”, explica a presidente do Conselho dos Direitos da Mulher, Palova Santos Balzer.

Na abertura do evento, o público acompanhou a apresentação cultural com dança e recital de poema cigano com a escritora Suely Ravache.

Na sequência, uma mesa redonda formada por representantes do Judiciário, Executivo e Legislativo debateram o tema da conferência.

Participaram da discussão a desembargadora Salete Silva Sommariva, coordenadora honorária da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid); a secretária de Assistência Social de Joinville, Fabiana Cardozo, e a vereadora de Joinville, Vanessa da Rosa.

A mediação foi de Palova Santos Balzer, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Joinville.

Na sexta-feira, a programação tem a aprovação do regimento, debates nos eixos temáticos, apresentação e votação de propostas por eixos temáticos, leitura e aprovação das moções elaboradas e votação para aprovação.

No final haverá eleição dos delegados para a Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres.

A realização da Conferência é do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), que é uma instância com competência propositiva, consultiva e fiscalizadora no município de Joinville.

O evento tem apoio da Secretaria de Assistência Social.

Você não pode copiar o conteúdo desta página