Joinville, maior cidade de Santa Catarina, está prestes a receber o título de Capital Nacional dos Bombeiros Voluntários.
O Projeto de Lei 1.588/2022, de autoria do deputado federal Rodrigo Coelho (Podemos), foi aprovado nesta terça-feira (8) pela Comissão de Segurança Pública (CSP) do Senado Federal.
A proposta agora segue para sanção presidencial.
Caso seja aprovada pelo presidente da República, o título passará a ter validade oficial em todo o país.
Na justificativa do projeto, o parlamentar destaca que Joinville abriga a primeira corporação de bombeiros voluntários do Brasil, fundada em 13 de julho de 1892.
A iniciativa partiu da própria comunidade, majoritariamente formada por imigrantes alemães, que viram na organização voluntária uma forma de proteger a cidade e praticar a cidadania.
O senador Esperidião Amin (PP) foi o relator da proposta e deu parecer favorável à matéria.
Segundo ele, o reconhecimento é um tributo à dedicação e à história da corporação, que serve como referência nacional em voluntariado e serviços de emergência.
“É, portanto, com o intuito de reconhecer a importância desse modelo, que utiliza o voluntariado como meio de exercer plenamente a cidadania, que se propõe conceder à cidade de Joinville o título de ‘Capital Nacional dos Bombeiros Voluntários’”, afirma o texto aprovado.
Com 132 anos de atuação, o Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville (CBVJ) é o mais antigo do Brasil e conta com centenas de voluntários que atuam em situações de emergência, combate a incêndios e resgate, sem remuneração.