O coordenador da Defesa Civil de Joinville, Jairo Machado, inicia, ainda nesta segunda-feira (6), a viagem de retorno ao Rio Grande do Sul, para uma nova missão de apoio no resgate das vítimas das chuvas.
Jairo participou de uma missão com o grupo Gerar, entre sexta-feira e domingo, no município gaúcho de Candelária.
Na madrugada desta segunda-feira (6), o grupo retornou para Santa Catarina, após ter concluído a operação.
Em Candelária, um dos resgates com maior dificuldade foi o de uma mulher que é deficiente física e tem dificuldade de locomoção.
Como ela e o esposo estavam em um local isolado, foi necessário fazer o transporte da mulher, a pé, em uma maca, por aproximadamente 10 quilômetros.
Eles foram levados para a casa de um familiar, onde o acesso para distribuição de alimentos e medicação é possível, neste momento.
Além do coordenador da Defesa Civil de Joinville, o grupo que se desloca ao Rio Grande do Sul nesta segunda-feira é composto por outras cinco pessoas que também integram o Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville.
O grupo vai se apresentar ao comando dos Bombeiros Militares, em Porto Alegre e de lá serão direcionados para o atendimento das ocorrências.
O principal objetivo, neste momento, é fazer resgates aquáticos. Por esse motivo, além do veículo de apoio, os Bombeiros Voluntários de Joinville estão disponibilizando uma embarcação e equipamentos utilizados nesse trabalho.
O coordenador da Defesa Civil, que também atua como bombeiro voluntário, é especialista em resgate aquático, quando é necessário mergulho, e coordenador do Grupo de Resgate Avançado.
A estimativa é que a equipe joinvilense chegue ao estado gaúcho na manhã de terça-feira (7/5) e fique no Rio Grande do Sul até o próximo sábado (11/5).
Eles serão hospedados em espaços públicos como escolas, que servem de abrigo para as equipes de resgate.