Nesta quarta-feira (6/8), às 17h, no auditório do Ágora Tech Park, no Perini Business Park (Rua Dona Francisca, 8300 – Distrito Industrial), a Prefeitura e o município italiano de Lucca firmam acordo por meio do Programa Cidades-Irmãs.
Durante a cerimônia, o prefeito Adriano Silva, a vice-prefeita Rejane Gambin, e o prefeito de Lucca, Mario Pardini, assinam o Protocolo de Intenções de Cidades-Irmãs, que representa o início do “gemellaggio”, ou seja, a relação de irmandade entre as duas cidades.
Na ocasião, Joinville também homenageia um dos mais ilustres cidadãos da cidade italiana, o empresário Fabio Perini, com a Medalha do Mérito Princesa Dona Francisca.
A nova Cidade-Irmã de Joinville, Lucca, está localizada na região da Toscana.
Atualmente, possui aproximadamente 90 mil habitantes.
Assim como Joinville, também se destaca por sua indústria, desenvolvimento econômico, cultura e turismo.
Na área cultural, uma das atrações é o Dance Meeting, um festival anual de dança.
Lucca também é terra natal do Maestro Giacomo Puccini, um dos maiores do mundo.
Do ponto de vista econômico, Lucca e sua província possuem 38 mil empresas, com destaque para as indústrias de papel e construção civil.
Além disso, é sede da empresa Fabio Perini, fundada há mais de 60 anos, e líder como fornecedora de máquinas em nível internacional.
Programa Cidades-Irmãs
Em abril deste ano, o prefeito Adriano Silva sancionou a Lei nº 9.826, que instituiu o Programa Cidades-Irmãs.
Apesar dos acordos de cooperação já terem sido firmados com outras seis cidades, até então, cada um desses acordos tinha sua própria regulamentação.
Com a legislação sancionada e com o Decreto de regulamentação publicado, foi possível definir, principalmente, as diretrizes na atuação do Programa e do Comitê.
A principal finalidade é promover ações que busquem integrar e divulgar o município a diversas cidades, regiões e países, no sentido de proporcionar aos cidadãos e empresas oportunidades de integração e intercâmbio educacional, cultural e econômico, além de fortalecer e divulgar o nome da cidade de Joinville em âmbito estadual, regional, nacional e internacional.
Até o momento, as seis Cidades Irmãs de Joinville são Schaffhausen, na Suíça; Chesapeake, nos Estados Unidos; Joinville-le-Pont, na França; Spišská Nová Ves, na Eslováquia; Langenhagen, na Alemanha; e Zhengzhou, na China.
Medalha Dona Francisca reconhece Fábio Perini pela contribuição com o desenvolvimento de Joinville
Ao estabelecer a sua irmandade com Lucca, Joinville também homenageia um dos mais ilustres filhos da cidade italiana, o empresário Fabio Perini, com a Medalha do Mérito Princesa Dona Francisca, maior honraria concedida pelo município a pessoas ou entidades que engrandecem o nome de Joinville em diversas áreas.
Apaixonado pelo Brasil e por Joinville, o visionário Fabio Perini, nasceu na província de Lucca e tem 85 anos.
Ele iniciou sua trajetória como inventor aos 17 anos, criando uma máquina para ajustar feltros de equipamentos papeleiros a partir do câmbio de uma motocicleta Vespa.
O homenageado é responsável por cerca de cem patentes e transformou a cidade de Lucca na capital mundial do papel tissue.
Em Joinville, o empreendedorismo de Perini resultou na inauguração, em 2021, do maior parque empresarial multissetorial da América do Sul, o Perini Business Park.
O local abriga mais de 300 empresas nacionais e internacionais, de 15 nacionalidades.
Desta forma, é um importante polo gerador de emprego, renda e desenvolvimento econômico e tecnológico no maior município catarinense.
Desde que a Medalha do Mérito Princesa Dona Francisca foi criada em 1999, por meio da Lei Municipal nº 4.060, autoridades, esportistas, políticos, profissionais liberais, empresários e representantes da sociedade civil receberam a honraria e entraram para o grupo de agraciados.