Em 1º de outubro é celebrado o Dia Internacional da Pessoa Idosa, data dedicada ao reconhecimento das contribuições dos idosos para a sociedade e ao debate sobre os desafios que afetam esse público.
E para marcar esse dia, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Joinville (COMDI) e a Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS), realizam uma programação especial, com serviços e atrações no dia 1º de outubro.
As atividades vão ocorrer das 9h às 17h, no Centro de Convenções Alfredo Salfer (Avenida José Vieira, 315 – anexo ao Centreventos Cau Hansen) e são direcionadas às pessoas idosas, mas também extensivas ao público que desejar participar das comemorações.
Durante todo o dia, os participantes terão acesso a diversos serviços oferecidos por instituições parceiras do COMDI.
Já a partir das 9h30, haverá palestras e sorteio de brindes.
O intervalo para o almoço (por conta de cada participante) será das 12h às 13h e, logo após, terá início a programação cultural com diversas atrações artísticas, sendo a tarde com baile uma das atrações de destaque do evento.
Todas as atividades do Dia Internacional da Pessoa Idosa são gratuitas e não é preciso se inscrever com antecedência.
Atenção permanente à pessoa idosa
A Secretaria de Assistência Social de Joinville atua de forma permanente em ações de prevenção e proteção social a idosos vítimas de violência, negligência, abuso, abandono ou maus-tratos.
Entre as iniciativas da SAS, estão a proteção social básica e especializada.
Nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) são realizadas ações coletivas, focadas em serviços de convivência e fortalecimento de vínculos do idoso com a família e a comunidade.
Já nos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) 1 e 3, são ofertados serviços de assistência social especializados para pessoas que já tiveram algum direito violado e que foram encaminhadas por meio de serviços como o Disque 100, a Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMI) ou pelo COMDI.
De acordo com a secretária de Assistência Social de Joinville, Fabiana Cardozo, uma das ações que vêm sendo realizadas junto aos idosos é o trabalho de empoderamento para que ele tenha autonomia e saiba identificar quando está vivendo alguma forma de violência.
Atualmente a Prefeitura acolhe 100 idosos, pessoas que sofreram algum tipo de violência e violação de direitos.
Para a secretária Fabiana Cardozo, esse número representa o crescimento de conflitos familiares com idosos.
Além disso, ela reforça que, a menos que o idoso não tenha mais condições de gerir a própria vida, ele pode escolher se quer ir ou não para uma IPLI.
“Temos que conscientizar as famílias para que cuidem dos seus idosos, que sejam um espaço de acolhida e proteção”, finaliza Fabiana.