sábado,

13/07/2024

Joinville/SC

Joinville aplicou mais de 9 mil doses de vacinas contra a dengue e 17 mil contra a gripe

Desde o início da imunização contra a dengue em 24 de fevereiro, a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Saúde, já aplicou a vacina em 9.805 crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.

Paralelamente, a campanha de vacinação contra a gripe (influenza) também está em andamento, visando prevenir casos graves, hospitalizações e mortes pela doença.

Desde o início dessa campanha, em 20 de março, 17.293 pessoas já receberam o imunizante contra a gripe na cidade. Nicoli dos Anjos, coordenadora do Serviço de Imunização da Secretaria de Saúde de Joinville, ressalta a importância das vacinas como medidas seguras e essenciais para proteger tanto o indivíduo quanto a comunidade.

Ela recomenda que todos não deixem de se vacinar e de imunizar seus filhos, contribuindo assim para a saúde pública.

Onde se vacinar

As Unidades Básicas de Saúde da Família e a Sala de Vacinação Central estão aplicando os imunizantes.

Apenas as unidades do Comasa e João Costa, que atuam como Sentinela para atendimento da dengue, e a do Jativoca, não estão aplicando a vacina.

Os horários de funcionamento das UBSFs estão disponíveis no (bit.ly/UBSFJoinville).

Outra opção é ir até a Sala de Vacinas Central, na Rua Abdon Batista, 172.

Para receber a vacina, é preciso apresentar documento, Carteira de Vacinação e Cartão Nacional de Saúde, além de documento do responsável ou comprovante que integra um dos grupos prioritários, no caso da Influenza.

Não é necessário agendamento, mas a orientação é chegar ao local de vacinação pelo menos meia hora antes do fechamento.

Vacina contra a dengue

O público-alvo definido pelo Ministério da Saúde são crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos que não tiveram dengue nos últimos seis meses e que não estejam com suspeita da doença, febre ou sintomas gripais.

A imunização é feita com duas doses da vacina, aplicadas com três meses de intervalo.

Vacina contra a gripe

A vacina contra a gripe oferecida pelo SUS é a trivalente, protege contra os principais vírus em circulação no Brasil: influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e o vírus influenza B.

Crianças que vão receber o imunizante pela primeira vez devem tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias.

A vacinação é apenas para os grupos prioritários, que são mais propensos à evolução e gravidade dos casos.

Nesta primeira etapa, podem receber o imunizante, crianças de 6 meses a até 5 anos, idosos com 60 anos ou mais, gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, professores do ensino básico e superior, profissionais das Forças de Segurança e Salvamento e profissionais das Forças Armadas

Também estão contempladas as pessoas com deficiência permanente, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, população privada de liberdade, funcionários do sistema de privação de liberdade e adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas.

Você não pode copiar o conteúdo desta página
Pular para o conteúdo