sexta-feira,

19/07/2024

Joinville/SC

Joinville amplia vacinação contra a gripe para crianças com até 12 anos


A Secretaria Municipal da Saúde de Joinville começa, nesta sexta-feira (26), a vacinar crianças de até 12 anos contra a influenza (gripe).

A medida foi adotada a partir da orientação da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive), que autorizou a ampliação do público-alvo da campanha.

Desta forma, além do grupo prioritário anteriormente anunciado, agora, também podem receber a vacina gratuitamente, quem tem até 12 anos.

Em Joinville, a vacina pode ser aplicada nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs), com exceção da UBSF Jativoca e das UBSFs Aventureiro III, João Costa e Comasa, que estão dando suporte no atendimento de pacientes com dengue, com as Enfermarias Especializadas e Unidade Sentinela.

Outra opção também é a Sala de Vacinas Central, que fica na Rua Abdon Batista.

Não é necessário agendamento prévio, a orientação é apenas chegar no mínimo meia hora antes do horário de fechamento das unidades.

As informações sobre horário e endereço estão disponíveis no site da Prefeitura (bit.ly/UBSFJoinville).

Para receber a vacina, é preciso apresentar documento oficial, Carteira de Vacinação, além de documento do responsável no caso de menores de idade.

Para se vacinar contra a gripe, é necessário apresentar também um documento que comprove que faz parte do grupo prioritário.

Em Joinville, até o momento, foram aplicadas 49,2 mil doses de vacina contra a gripe, o que representa 23% do público-alvo.

“Precisamos aumentar a cobertura vacinal para que as pessoas que têm maior risco de agravamento da doença estejam protegidas com a chegada do frio.

A vacina contra a influenza tem que ser aplicada todos os anos, pois ela é atualizada, protegendo contra os principais vírus em circulação no país”, reforça a coordenadora de Imunização da Secretaria da Saúde, Nicoli dos Anjos.

A vacina contra a gripe oferecida pelo SUS é a trivalente, protege contra os principais vírus em circulação no Brasil: influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e o vírus influenza B.

Vacina contra a gripe

Podem receber o imunizante, crianças de 6 meses a até 12 anos, idosos com 60 anos ou mais, gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, professores do ensino básico e superior, profissionais das Forças de Segurança e Salvamento e profissionais das Forças Armadas.

Também estão contempladas as pessoas com deficiência permanente, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, população privada de liberdade, funcionários do sistema de privação de liberdade e adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas.

Salas de Vacinas Central estará aberta no domingo

Neste domingo (28), das 8h às 12h, a Sala de Vacinas Central estará aberta para atender os moradores de Joinville.

Além da vacina contra a gripe, será aplicada a vacina contra a dengue para o grupo prioritário, que são crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. Também vai ser possível atualizar a Carteira de Vacinação. A Sala fica na rua Abdon Batista, 172, Centro.

Você não pode copiar o conteúdo desta página
Pular para o conteúdo