quarta-feira,

24/07/2024

Joinville/SC

Join.Cubo tem inscrições abertas e gratuitas para formação de novos empreendedores

 

O Programa de Incubação da Join.Cubo 2024 está com inscrições abertas para o processo seletivo deste ano.

A Join.cubo é uma incubadora pública de empreendimentos, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SDE), que oferece aos empreendedores formação em gestão de negócios e acompanhamento técnico.

As inscrições para a formação gratuita vão até 21 de janeiro de 2024.

Podem participar pessoas a partir de 18 anos que tenham interesse em empreender ou que já estejam empreendendo, ainda que informalmente.

Durante a formação, os alunos têm acesso a conteúdos como marketing, metas e objetivos, ferramentas de gestão, características do perfil empreendedor, precificação de produtos, controle financeiro, legislação, fluxo de caixa, vendas, atendimento ao cliente, fotografia, indicadores de viabilidade, plano de negócios, entre outros. Também são realizadas assessorias individuais ao empreendimento.

As temáticas são apresentadas com linguagem acessível e metodologia participativa, para que o empreendedor possa colocar as informações em prática, desde o início da formação.

Como se inscrever

Os interessados em se inscrever no processo seletivo da Join.Cubo devem acessar o site da Prefeitura (bit.ly/JoinCubo2024).

O candidato deve informar questões sobre o perfil socioeconômico e sobre o negócio a ser desenvolvido.

Pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais do Governo Federal terão prioridade na seleção.

A relação dos candidatos aprovados em primeira chamada será publicada no dia 26 de janeiro no site da Prefeitura e nos murais da SDE, no O Farol, na rua Max Colin, 550, América.

As matrículas acontecerão de 31 de janeiro a 2 de fevereiro e, a partir de 5 de fevereiro, serão publicadas as chamadas complementares.

A aula inaugural será no dia 20 de fevereiro. As oficinas serão ministradas às terças-feiras, das 8h30 às 11h30, no O Farol.

A previsão de término das atividades teóricas é 17 de dezembro de 2024. E o encerramento do período de acompanhamento e assessoria é 18 de dezembro de 2025.

A Join.Cubo é uma incubadora pública criada pela Prefeitura de Joinville.

O programa é ligado ao Serviço de Incentivo às Organizações Produtivas (SIOP), que faz parte do Centro Público de Atendimento ao Trabalhador (CEPAT), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SDE).

Formação impulsionou negócio de bolos artesanais

Por quase 30 anos, a nutricionista Rosângela Rulff Vargas trabalhou em cozinhas industriais no Rio de Janeiro e nunca havia empreendido.

Quando mudou para Joinville, tomou coragem para ter o próprio negócio.

Há 3 anos, Rosângela abriu o Bolos da Rô, bolos artesanais, não confeitados e com ingredientes de produtores rurais da cidade como ovo caipira, leite e manteiga colonial.

Rosângela conheceu a Join.Cubo em um grupo de empreendedores que participava.

“Eu me interessei e logo fui fazer a inscrição. Eu não queria parar de estudar, então veio a oportunidade de participar, entrei pra seleção, fui escolhida, fiz todo o curso ao longo do ano de 2022 e em 2023 eu fiz a consultoria que fazia parte do trabalho”.

Segundo a empreendedora, a Join.Cubo foi muito importante para que ajustasse as arestas do empreendimento porque foram abordadas a questão da precificação, legislação, MEI, Vigilância Sanitária.

“Foi muito interessante que todo material era voltado para a prática e ao nosso empreendimento.

Nossa turma era bem diversificada, alguns da área de alimentação, outras pessoas que não tinham negócio ainda, mas estavam planejando, tinha pessoas da área de moda, contabilidade.

Então, a troca de experiência foi muito interessante. Sempre indico aos colegas empreendedores a participarem da Join.Cubo”, fala Rosângela.

Você não pode copiar o conteúdo desta página
Pular para o conteúdo