Um grupo de trabalho específico foi constituído para avançar com a criação da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Joinville Esporte Clube.
A decisão foi tomada durante a última reunião do Conselho Deliberativo, realizada na segunda-feira (28), na Arena Joinville.
Os conselheiros revisitaram o modelo de SAF e autorizaram, por unanimidade, que a Mesa Diretora do Conselho e a Diretoria Executiva prosseguam com o processo de implementação.
O grupo de trabalho é composto por:
- Presidente: Darthanhan Oliveira
- Vice-Presidente: Derian Campos
- CEO: Felipe Ximenes
- Presidente do CD: Alexandre Poleza
- Vice-Presidente do CD: Douglas Gonçalves
- Representante Jurídico: Dr. Roberto Pugliese Jr.
A partir da próxima semana, essa equipe se dedicará à elaboração de um plano de trabalho, com reuniões semanais para definir os passos necessários à implementação da SAF no clube.
O Que é a Sociedade Anônima do Futebol (SAF)
A Sociedade Anônima do Futebol (SAF) é um modelo de empresa criado pelo Congresso em 6 de agosto de 2021, por meio da Lei 14.193/2021.
Essa legislação visa incentivar os clubes de futebol a migrar de associações civis sem fins lucrativos para uma estrutura empresarial.
A conhecida Lei da SAF promove a adoção do formato de clube-empresa, que estabelece normas específicas de governança, controle e opções de financiamento voltadas para a atividade do futebol.
A SAF abriu a possibilidade da venda parcial ou total do futebol para novos proprietários.
Podem ser empresários, fundos de investimentos e até a abertura do capital na Bolsa de Valores – opção ainda não tentada por nenhum clube brasileiro, mas comum em outros países.