segunda-feira,

28/04/2025

Joinville/SC

Integrante de quadrilha especializada em furtos de peças de ônibus é preso

Um integrante de um grupo criminoso especializado no furto de peças de ônibus e caminhões foi preso nesta quarta-feira (20).

A quadrilha, que causou um prejuízo de R$ 100 mil ao transporte escolar municipal de Garuva, é alvo da Operação Bus Spotting, deflagrada nos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Minas Gerais.

Prisão e investigações

O suspeito foi preso durante ações da Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC), com o apoio da Polícia Civil de São Paulo (PCSP) e do Grupamento de Responsabilidade Tática (GRT) de Mogi das Cruzes. Mandados de busca e prisão foram cumpridos em Guarulhos, Itaquaquecetuba e São Paulo (SP). Outros envolvidos já foram identificados, mas seguem foragidos.

Os mandados foram expedidos pela Vara Regional de Garantias da Comarca de Joinville.

Esquema criminoso e prejuízos

A investigação revelou que a quadrilha é especializada em furtos em garagens de empresas de transporte rodoviário, causando grandes prejuízos. Um dos casos que motivou a operação ocorreu em 23 de novembro de 2024, em Garuva, quando os criminosos invadiram a garagem dos ônibus escolares municipais e furtaram 30 peças, incluindo:

  • 11 módulos de cabine
  • 9 módulos ABS
  • 8 conversores
  • 1 sensor de rotação

O crime comprometeu o transporte escolar, deixando centenas de crianças sem acesso às aulas.

Desdobramentos da investigação

A Polícia Civil identificou que o grupo também atuava em outras cidades, como Itajaí (SC), Maringá e Londrina (PR) e Viçosa (MG). Os criminosos utilizavam um método semelhante em todos os furtos, realizando monitoramento prévio das garagens, analisando a rotina das empresas e identificando vulnerabilidades na segurança antes de agir.

As investigações continuam para localizar os demais envolvidos e desmantelar totalmente a organização criminosa.

Você não pode copiar o conteúdo desta página
Pular para o conteúdo