sexta-feira,

25/07/2025

Joinville/SC

Incubadora pública da Prefeitura forma 43 novos empreendedores

O Programa de Incubação de Empreendimentos Join.Cubo da Prefeitura, concluiu a sua nona turma de alunos, com a formação de 43 novos empreendedores.

A entrega dos certificados ocorreu nesta terça-feira (22), com a presença do prefeito Adriano Silva, do secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, William Escher, professores, parceiros e alunos.

“A Join.Cubo é uma ação da Prefeitura de Joinville que visa promover e incentivar empreendedores a continuar e melhorar a governança dos seus negócios. Foram seis meses de aprendizados e, hoje, essa turma se forma, com certeza muito mais preparada para o mercado”, afirma o prefeito Adriano Silva.

Ao longo do primeiro semestre deste ano, os alunos da Join.Cubo aprenderam sobre planejamento estratégico, ferramentas de gestão, plano de negócios, precificação, relações interpessoais, vendas e negociação, atendimento ao cliente, capital de giro, marketing, fluxo de caixa, gestão financeira, gestão de conflitos, gestão de estoque, liderança, oratória e inteligência artificial.

Todas as aulas são gratuitas e ministradas de forma voluntária por professores e empresários de Joinville que compartilham com os novos empreendedores o seu conhecimento e experiências reais.

Após atuar na área de eventos, a empreendedora Viviane de Souza migrou para o comércio, mas acabou fechando a sua empresa por falta de orientação.

Dez anos depois, resolveu retomar suas atividades, mas, dessa vez, de forma preparada.

“Me inscrevi na Join.Cubo em busca de uma base sólida para retomar o meu negócio. Reabri há dois meses e está dando super certo. Aprendi a precificar o meu material, colocando o valor da mão de obra, do tempo, do espaço utilizado em casa, enfim, tem que saber calcular tudo para cobrar um preço justo e que dê lucro. Também aprendi a divulgar o meu serviço, principalmente nas redes sociais, e sobre vendas, porque além de ter o meu empreendimento, sou uma vendedora”, relata Viviane.

E ela completa:

“Fiquei muito feliz em aprender tudo isso na Join.Cubo, que traz muito conhecimento e técnica, além acompanhamento para dar continuidade ao negócio. É um serviço de valor que a Prefeitura oferece de forma gratuita”.

 

Capacitações individuais

Além da formação completa, os empreendedores podem participar apenas das capacitações abertas realizadas semanalmente pela incubadora Join.Cubo, de acordo com os temas de seu maior interesse.

Foi dessa forma que o empreendedor João Motta teve o seu primeiro contato com o programa de incubação da Prefeitura.

Depois de 20 anos atuando na iniciativa privada, na área de recursos humanos, João Motta resolveu se tornar empreendedor.

A nova jornada lhe trouxe descobertas.

“Vi que não era tão simples e temos que cuidar de todas as áreas da empresa, finanças, marketing, produção, logística. Uma coisa é conhecer a teoria, mas executar na prática é totalmente diferente”.

De acordo com Motta, durante os seis meses de formação na Join.Cubo, um dos principais aprendizados foi a gestão financeira, mas o conhecimento sobre oratória e a troca de informações com outros profissionais e participantes, também foram marcantes.

Para quem deseja se tornar empreendedor ou melhorar o seu negócio, Motta destaca:

“Recomendo fortemente participar da Join.Cubo. Certamente vai ser um diferencial, mesmo para quem já tem o seu empreendimento. É muito bom ter essa visão holística da sua empresa e receber conhecimento de alto nível, de pessoas que vêm aqui voluntariamente, mas para apoiar o empreendedorismo da nossa cidade”.

As inscrições para novas turmas da Join.cubo serão divulgadas no site e redes sociais da Prefeitura.

Normalmente elas abrem no início e no meio do ano.

A turma mais recente, iniciou as aulas no início deste mês.

Você não pode copiar o conteúdo desta página