Um incêndio de grandes proporções atingiu um pavilhão na Blue Zone, área restrita da COP30, nesta quinta-feira (20), em Belém, levando à evacuação imediata do local.
A área azul concentra os pavilhões de países e associações, além de salas onde negociadores e ministros realizam reuniões.
De acordo com o governador do Pará, Helder Barbalho, as chamas começaram no estande da Índia, por volta das 14h.
As equipes de segurança agiram rapidamente para retirar as pessoas, e o Corpo de Bombeiros, acionado pela ONU, controlou o fogo.
Não há registros de feridos, mas pelo menos duas pessoas precisaram de atendimento por inalação de fumaça.
Em entrevista, Barbalho informou que as primeiras investigações consideram duas hipóteses para o incidente: falha em um gerador ou curto-circuito em um stand.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, presente no local, destacou que a evacuação foi um “procedimento padrão em qualquer grande evento”.
A ONU confirmou que o chefe dos bombeiros do país anfitrião ordenou a evacuação completa da área e que serão realizadas verificações de segurança em todos os pavilhões.
A Blue Zone, principal espaço da conferência, abriga os stands dos países participantes, onde projetos e iniciativas são apresentados, e foi nesta região que o fogo foi registrado.













