IA, gestão de eventos e histórias de superação: eventos discutem a dança sob diferentes perspectivas neste domingo, no Festival de Dança de Joinville

O 42º Festival de Dança de Joinville chega à metade da programação neste domingo (26), com um dia repleto de atrações para todos os públicos.

Além do Dog Dance Day e da Noite de Gala com o Balé da Cidade de São Paulo, eventos dedicados a discutir a dança sobre diferentes aspectos, da inteligência artificial à gestão de eventos, também são destaques.

A programação começa com o Festival.Lab, novidade desta edição.

A partir das 8h, no Teatro do Museu da Dança, os participantes se reúnem para conhecer os bastidores do Festival, em uma imersão que permite conhecer como funciona a estrutura de produção de um grande evento.

As sessões abordam discussões sobre governança, reputação, parcerias, produção e novos negócios.

Já às 8h30, no Teatro Juarez Machado, tem início o Falar em Dança que, neste ano, debate o uso da inteligência artificial na dança, com o tema “E aí, IA?”, refletindo sobre a relação entre arte e tecnologia.

Entre os convidados estão Caio Almendra, professor e pesquisador na área de inovação e cofundador do Instituto Brasileiro de Ciência de Dados; Matheus Brusa e Diego Mac, que apresentam o contexto de criação do vídeo-espetáculo “Algorítmico”; e o compositor e produtor musical Felipe Vassão, que aborda processos de criação com o uso de tecnologia.

Além disso, o diretor artístico do Balé da Cidade de São Paulo, Alejandro Ahmed, também participa do evento. A entrada é gratuita.

Outro evento que discute a dança neste domingo é o DHIx – Dança, História, Inspiração, que proporciona espaço para as histórias transformadoras em relação à dança.

Neste ano, Lucas Lima, primeiro-bailarino do Norwegian National Ballet; André DB, referência em passinho; e o cubano Yosvani Ramos, diretor artístico do Ballet de Monterrey, compartilham suas trajetórias.

O evento acontece às 16h30, no Teatro Juarez Machado, com entrada gratuita.

 

SERVIÇO

O QUÊ: 42º Festival de Dança de Joinville
QUANDO: 21 de julho a 2 de agosto de 2025
ONDE: Complexo Centreventos Cau Hansen, localizado na avenida José Vieira, 315, América, Joinville; e palcos espalhados por Joinville e região

Você não pode copiar o conteúdo desta página