O Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria, de Joinville, foi selecionado para participar da segundo fase do Projeto Lean, uma iniciativa do Ministério da Saúde, desenvolvido em parceria com hospitais de referência do PROADI-SUS e com o apoio do CONASS e CONASEMS, voltada para otimização de processos hospitalares.
Nesta etapa, o foco será o aprimoramento dos fluxos de trabalho do Centro Cirúrgico, buscando reduzir o tempo médio de permanência e assegurar altas hospitalares oportunas.
Nos dias 23 e 24 de setembro, o Hospital recebeu Gutemberg Lavoisier, consultor médico, e Luciana Gimenez Barboza Sanches, enfermeira especialista em processos do Hospital SírioLibanês para coleta dos indicadores do Diagnóstico de Demanda e Capacidade Inicial.
Durante os próximos seis meses, consultores do projeto acompanharão a equipe do hospital, identificando oportunidades de aperfeiçoamento e desenvolvendo planos de ação específicos.
Após a fase de implantação, o hospital contará com um período adicional de seis meses para monitoramento dos resultados e ajustes necessários.
De acordo com o Diretor Técnico do HJAF, Dr. Rafael Oku Fernandes, essa nova fase trará muitos benefícios para instituição “Esta parceria com o Projeto Lean nos permite adotar práticas mais ágeis e seguras no Centro Cirúrgico, melhorando a qualidade da assistência e reduzindo tempos de espera, o que reflete diretamente na satisfação dos pacientes e familiares.” Destaca.
O Centro Cirúrgico do Hospital Infantil realiza mensalmente cerca de 500 procedimentos de média e alta complexidade, tanto eletivos quanto de urgência.
A instituição é referência em cirurgias cardíacas e neurocirurgias, entre outras especialidades, com credenciamento pelo Ministério da Saúde.
A primeira fase do Projeto Lean, realizada em 2023, teve como foco o Pronto-Socorro, resultando em uma significativa redução na taxa de ocupação e no tempo de espera para internações.
O Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria pertence a rede de hospitais públicos da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina e é gerenciado pelo Grupo Hospitalar Nossa Senhora das Graças, sob a gestão das Irmãs Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo.
O Hospital atende mensalmente cerca de 14 mil crianças e adolescentes de todo o estado e é uma referência para assistência especializada na área da pediatria, como a cirurgia cardíaca e saúde mental.
Em 2022, recebeu o título de 6º hospital mais eficiente do SUS no Brasil, a premiação inédita foi realizada pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross).