O Programa de Cirurgia Robótica do Hospital Dona Helena atingiu, na útilma quarta-feira (26/11), a marca de 200 procedimentos realizados com o auxílio do robô Da Vinci Xi.
O paciente número 200 foi um homem de 70 anos, submetido à retirada de um tumor renal.
A operação foi conduzida pelo urologista Eduardo Selbach (CRM/SC 10437).
Segundo o especialista, o resultado reforça a expansão e a consolidação da técnica no hospital.
“A cirurgia foi bem-sucedida e mostra o avanço e o crescente interesse pelo procedimento por meio da robótica”, afirmou Selbach.
Implantado em junho de 2024, o programa já realizou intervenções em diversas especialidades.
Embora a maior parte dos procedimentos esteja concentrada na urologia, também foram feitas cirurgias gerais, torácicas, de proctologia, ginecologia, cardíacas e de cabeça e pescoço.
Para o coordenador e médico-chefe do Programa de Cirurgia Robótica, Ernesto Reggio, o alcance da marca demonstra a confiança crescente de outras áreas médicas no recurso tecnológico.
“Além da urologia, estamos percebendo o interesse de outras especialidades em utilizar o sistema robótico, devido à precisão oferecida ao cirurgião e à melhor recuperação dos pacientes”, destacou.
Reggio projeta novas etapas para o programa nos próximos anos.
“Para 2026 teremos mais avanços, com treinamentos e certificações para enfermeiros e médicos na capacitação do procedimento robótico”, adiantou.
Mais informações sobre a Cirurgia Robótica do Hospital Dona Helena estão disponíveis no site oficial da instituição.












