Um homem foi condenado a 15 anos, 10 meses e 16 dias de prisão por tentativa de homicídio em Guaramirim, no Norte de Santa Catarina.
O crime aconteceu no dia 7 de janeiro de 2024, quando o réu invadiu a casa da ex-companheira e tentou matar o atual namorado dela com uma chave de fenda.
De acordo com a denúncia apresentada pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), o agressor apresentava comportamentos abusivos e perseguições constantes contra a ex, com quem teve um breve relacionamento.
Ele invadia a privacidade da mulher, aparecendo em sua casa e local de trabalho sem permissão, e fazia ameaças frequentes.
Em determinado momento, chegou até a se mudar para uma residência vizinha à da vítima.
Segundo o MP, o homem esperava a ex-companheira e seus filhos saírem de casa para abordá-los na rua, tentando, com insistência e coação, forçar uma reaproximação.
Na madrugada do crime, movido por ciúmes ao saber do novo relacionamento da ex, o acusado invadiu a residência dela e atacou o companheiro da mulher com vários golpes de chave de fenda.
A tentativa de homicídio só não foi consumada devido à intervenção da ex-companheira e da filha adolescente, que conseguiram conter o agressor até a chegada da polícia.
Durante o ataque, o homem também agrediu fisicamente a ex e a ameaçou de morte, dizendo frases como: “a próxima será você” e “vou finalizar o que vim fazer”, conforme relatado pelo Promotor de Justiça Rafael Scur do Nascimento durante o julgamento.
O réu foi julgado por um júri popular, que decidiu pela condenação por tentativa de homicídio duplamente qualificado – por motivo fútil e por utilizar recurso que dificultou a defesa da vítima.
Além da pena em regime fechado, a Justiça também fixou uma indenização de R$ 25 mil por danos morais e materiais à vítima.
Embora ainda caiba recurso, o réu não poderá recorrer em liberdade.