sexta-feira,

12/07/2024

Joinville/SC

Guaramirim intensifica ações de combate à tuberculose


O Dia Mundial de Combate à Tuberculose é somente no dia 24, mas a Prefeitura de Guaramirim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, já está realizando uma série de ações durante todo o mês de março para enfrentar a doença.

O objetivo é detectar pacientes que tenham a doença na cidade, avaliar os quadros de saúde e realizar exames, quando necessário.

A campanha tem início nesta semana e vai ocorrer em todas as Unidades de Saúde do município, que estão intensificando a busca ativa de pessoas com sintomas sugestivos de tuberculose.

O sintoma mais frequente da tuberculose pulmonar no adulto é a tosse persistente, que dura três semanas ou mais.

Outros sinais, porém, também podem oferecer alerta para o quadro, como febre (mais frequente ao entardecer), suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento e cansaço fácil.

 

O acompanhamento de pacientes sintomáticos é importante porque possibilita a detecção do quadro em fase de transmissão, diminuindo assim as chances de a doença contaminar outras pessoas.

O tratamento é gratuito, fornecido integralmente pelo SUS. Ao apresentar tosse por três ou mais semanas, o morador deverá procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência, para ser avaliado por um médico e obter o diagnóstico.

 

Você não pode copiar o conteúdo desta página
Pular para o conteúdo