O 42º Festival de Dança de Joinville avança para seu décimo dia com uma agenda intensa e plural.
A programação desta quarta-feira (30) é marcada por apresentações do Festival Meia Ponta, voltado aos jovens talentos; pelo Festival da Sapatilha, com destaque para as danças populares e contemporâneas; e pela 8ª Noite Competitiva, dedicada ao balé clássico de repertório e ao jazz.
No Teatro Juarez Machado, as crianças do Festival Meia Ponta sobem ao palco em duas sessões, às 14h e às 16h.
Nesta tarde, os pequenos bailarinos se apresentam nas categorias Balé Neoclássico – Conjunto, Balé Clássico de Repertório – Variação Masculina e Danças Populares Internacionais – Conjunto.
Também à tarde, o Festival da Sapatilha é palco das Danças Populares e da Dança Contemporânea, com apresentações gratuitas no Palco da Sapatilha e na Praça Nereu Ramos, a partir das 14h30:
– Palco da Sapatilha, 14h30: Danças Populares Brasileiras, conjunto livre
– Praça Nereu Ramos, 14h30: Dança Contemporânea, conjunto infantil
– Praça Nereu Ramos, 16h: Dança Contemporânea, solo/duo livre
À noite, o festival se volta novamente ao Centreventos para a 8ª noite da Mostra Competitiva, com estilos que reúnem energia e precisão:
– Balé Clássico de Repertório – Conjunto Sênior
– Balé Clássico de Repertório – Variação Feminina Júnior
– Jazz – Solo Feminino Júnior
– Jazz – Duo Sênior
Além das competições, o Festival de Dança de Joinville também oferece apresentações gratuitas nos Palcos Abertos em shoppings, na Praça Nereu Ramos e no Saltare Centro de Dança, reunindo bailarinos de diferentes gêneros e de diversos lugares do país.
Outro destaque é o Dança para Quem não Dança, com aulas abertas e gratuitas de dança no palco externo da Feira da Sapatilha.
Nesta quarta-feira, a aula é de Jazz Funk, a partir das 15h. Logo depois, às 16h, é hora de improvisar passos com o Movimento Livre, em que os participantes são desafiados a dançar o gênero musical sorteado em uma roleta.
A atração acontece no Centro de Convenções Alfredo Salfer.