sexta-feira,

12/07/2024

Joinville/SC

Festival de cinema em Joinville exibe último filme de Rolando Boldrin

Ícone da cultura popular brasileira, o ator, cantor e apresentador Rolando Boldrin terá seu último filme exibido em Joinville nesta semana.

“Despovoado, ou Tudo que a Gente Podia Ser” é um dos destaques do Shortcutz Experience, festival internacional de curtas-metragens que começa nesta terça-feira (9) e vai até sábado (13) na Galeria 33.

A programação, que conta com cerca de 50 produções de 17 países, é toda gratuita e pode ser conferida em www.galeria33.com.

Falecido em 2022, Boldrin interpreta em “Despovoado” o personagem Velho Oeste, cujas memórias servem de narrativa para os conflitos que se passaram durante a colonização de uma vila no interior de São Paulo no século passado.

Na fictícia Querência dos Olhos D’Água, migrantes de diversas regiões do Brasil em busca de terra e trabalho passam a conviver com o surgimento de um barulho estranho.

O curta, que estreou em agosto passado, será exibido no Shortcutz Experience na sexta-feira (12).

Outro destaque brasileiro na programação do festival é “LYB”, curta estrelado pela atriz Julia Lemmertz e que está na sessão de sábado. Na história, uma jovem é atacada na rua.

Enquanto sua mãe espera a chegada de um perito criminal no hospital, os dois irmãos mais novos ficam em casa e enfrentam a escuridão da noite para cuidar da bisavó.

Vale destacar ainda “Big Bang”, curta do diretor brasileiro Carlos Segundo, há anos radicado na França.

O filme, que conta a história de um homem com nanismo solitário e vingativo, ganhou o prêmio de melhor curta autoral no 75º Festival de Locarno, na Suíça, um dos mais importantes festivais de curtas do mundo. “Big Bang” está na abertura do Shortcutz, nesta terça.

O Shortcutz Experience, um dos maiores festivais dedicados ao curta-metragem do mundo, acontece de 9 a 13 de abril na Galeria 33.

Cerca de 50 filmes, das mais diversas origens, serão exibidos gratuitamente.

Com sede em Amsterdã, o Shortcutz é uma plataforma que desde 2010 reúne curtas do mundo inteiro e promove exibições em cidades parceiras do circuito. Joinville é uma delas, onde há oito anos as sessões acontecem na Galeria 33.

Nesta edição em formato de festival, são mais de 17 países representados com produções dos mais diversos gêneros, muitas delas premiadas e assinadas por diretores que começam a se destacar no cinema mundial.

Elas foram divididas em cinco mostras: Mundi, Brasil, Catarina, Arthouse e Infantil. Também haverá mostras inclusivas para autistas e portadores de deficiência visual.

SERVIÇO:

O QUÊ: Shortcutz Experience.
QUANDO: de 9 a 13 de abril.
ONDE: Galeria 33, rua Bento Gonçalves, 33, Glória.
QUANTO: Gratuito. Reserva de ingressos e programação completa em www.galeria33.com.
 

Você não pode copiar o conteúdo desta página
Pular para o conteúdo