quinta-feira,

20/11/2025

Joinville/SC

Festival de Atletismo Paralímpico reúne mais de 35 participantes em Joinville

No último sábado (15 de novembro), a Associação Paradesportiva de Deficiência Intelectual de Joinville – APADI realizou o Desafio APADI/Sicredi de Atletismo Paralímpico, na Associação Atlética Tupy.

O evento reuniu mais de 35 participantes, entre crianças, adolescentes e adultos com autismo, deficiência intelectual e síndrome de down.

O festival teve o objetivo de oferecer um ambiente seguro e estimulante, com provas de pista — 60m, 75m, 100m, 200m e 400m — e provas de campo, como arremesso de peso e pelota.

A programação buscou incentivar o desenvolvimento motor, a vivência esportiva e o protagonismo das pessoas com deficiência.

Além das competições, o encontro promoveu integração entre os participantes e seus familiares, fortalecendo valores como inclusão, cooperação e superação.

“O esporte tem um papel essencial na construção da autonomia e na ampliação de oportunidades. Cada atividade realizada representa um passo importante na inclusão de pessoas com deficiência na nossa comunidade”, destaca Gustavo Pazinato, presidente da APADI.

O Desafio APADI/Sicredi integra as ações permanentes da entidade e contou com apoio financeiro do Fundo Social Sicredi 2025, que tem contribuído para ampliar as iniciativas de esporte inclusivo na cidade.

A APADI é uma organização sem fins lucrativos que oferece atividades paradesportivas gratuitas para pessoas com autismo, deficiência intelectual, síndrome de down a partir dos 6 anos de idade.

Você não pode copiar o conteúdo desta página