Começou na quinta-feira (2/10) e segue até domingo (5/10) o primeiro Festival Catarinense de Aves, evento que reúne entusiastas da avifauna, fotógrafos da natureza e admiradores de todas as idades para celebrar a rica biodiversidade da região de Joinville.
Com uma programação que oferece saídas guiadas para observação de aves, palestras, oficinas, exposições fotográficas e atividades educativas, o festival é realizado no Ágora Tech Park, mas inclui atividades externas em diferentes pontos, como o Parque Caieira, Piraí, Estrada Rio do Julho, Morro do Amaral e a ETE Jarivatuba, onde recentemente a Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) instalou pontos de observação.
“A vocação de Joinville para a observação de aves se dá pelo registro de 489 espécies devido a sua geografia. Este é um turismo qualificado, que agrega valor e agora virou uma política pública de turismo”, destaca o prefeito Adriano Silva.
Após a cerimônia de abertura do festival, uma mesa-redonda sobre a preservação da avifauna foi mediada pelo presidente do Clube de Observadores de Aves (COA) de Joinville, Alexandre Grose, com a participação de autoridades no assunto como debatedores.
“Temos uma rica diversidade aqui e encontramos espécies como a coruja-preta, que corre risco de extinção, e o guará, que já esteve ameaçado de extinção, mas tem populações se restabelecendo e tornando-se mais estáveis, especialmente em Joinville”, afirma Alexandre, que é biólogo.
Já o secretário da Secult, Guilherme Gassenferth, participou do painel sobre “Turismo e Empreendedorismo com a Observação de Aves”.
Segundo ele, somente neste ano, a cidade já recebeu turistas de seis países, além de muitos brasileiros, que vieram exclusivamente para observar aves.
“Temos rede hoteleira pronta para receber turistas estrangeiros e somos uma cidade segura, além de contar com quase 500 espécies de aves registradas. Assim, com eventos como este, estamos desenvolvendo o turismo de observação”, afirma.
Programação gratuita para todos os públicos
As atrações do Festival Catarinense de Aves são gratuitas, mas algumas atividades exigem inscrição prévia devido ao limite de vagas.
A programação completa está disponível no site da Prefeitura, por onde também é possível se inscrever.
O festival tem expectativa de receber cerca de 500 participantes entre amantes da observação de pássaros, fotógrafos, estudantes, iniciantes nesse universo e famílias.
No sábado, aliás, foram programadas atividades especiais para as crianças.
O Festival Catarinense de Aves é organizado pela Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), pelo Joinville e Região Convention & Visitors Bureau e pelo Clube de Observadores de Aves (COA) de Joinville, com patrocínio do Ágora Tech Park.