A Feira Direto do Campo – Frutíferas e Ornamentais, realizada nos dias 17 e 18 de maio na Ceasa, reuniu 36 produtores da agricultura familiar de Joinville e região.
O evento teve grande público, clima favorável e superou as expectativas de vendas e participação.
Foram comercializadas frutas, legumes, verduras, produtos orgânicos, agroecológicos e uma ampla variedade de mudas, flores e plantas ornamentais.
Também se destacaram os produtos coloniais, como pastéis, empadas, salames, linguiças, queijos, biscoitos, cucas, pães e geleias, levados por 22 expositores da Associação Joinvillense de Agroindústrias Artesanais Rurais (AJAAR).
O produtor Cristiano Landmann, destacou a alta demanda: só no sábado vendeu toda a carga da manhã antes do meio-dia e precisou repor os estoques.
Em dois dias, comercializou 250 pupunhas in natura — acima da média mensal —, além de grande volume de hortaliças e conservas.
A feira também contou com 34 expositores de artesanato da economia solidária e promoveu a adoção de cinco cães pelo Centro de Bem-Estar Animal de Joinville.
A iniciativa é organizada pela Prefeitura, por meio da Unidade de Desenvolvimento Rural (UDR), com apoio da Epagri, Ceasa e Cidasc, e tem como objetivo fortalecer a agricultura familiar e promover o desenvolvimento rural sustentável.