Nesta segunda, dia 5 de agosto, o curta-metragem “Os Comedores de Batata”, dirigido por José Wiemes, fará sua estreia no Teatro SESC, em Joinville, com duas sessões gratuitas – sendo uma com tradução em libras.
Este filme, que combina elementos de drama, fantasia, terror e surrealismo, promete envolver o público com sua narrativa profunda e instigante.
“Os Comedores de Batata” conta a história de uma família de camponeses em Santa Catarina que depende da batata para sobreviver.
A filha mais nova, apesar de amar sua família, sente-se solitária e cansada da rotina diária. Em meio a esses sentimentos, ela recebe uma carta misteriosa contendo sementes.
Ao plantá-las, uma flor roxa nasce, deixando-a doente e desencadeando uma série de eventos perturbadores.
A narrativa reflete sobre a luta contra uma rotina insatisfatória e a busca pelos sonhos, inspirada tanto na obra de Van Gogh “Os comedores de Batata” quanto em um episódio real ocorrido durante a pandemia.
O filme será apresentado com tradução em Libras, realizada por Cibele Barreto e Nubia Amorim, e audiodescrição por Cibele Barreto, garantindo acessibilidade a um público mais amplo. “Espero que o filme inspire o público a refletir sobre como é encarar uma rotina que não gostam e a perseguir seus sonhos e desejos,” afirma o diretor José Wiemes.
Exposição com obras inéditas de artistas joinvilenses marcam a estreia do filme
Alguns artistas locais foram convidados para degustar o curta “Os Comedores de Batata” de maneira exclusiva e, a partir disso, interpretarem, por meio de sua arte, sua visão dos temas e personagens.
O resultado desse trabalho é o lançamento da exposição no hall do Teatro do Sesc. Entre os convidados, estão Marjorye Goulart – artista plástica, de Joinville.
Formada em Psicologia, estudou na Casa da Cultura e atualmente exerce as duas funções de artista e psicóloga; Nágila Passos é artista e acadêmica de Bacharelado em Artes Visuais na UNIVILLE.
Suas técnicas abrangem pintura, escultura, cerâmica, fotoperformance e música, revelando um processo criativo meticuloso e reflexivo; Larissa Halfen, artista nascida no Rio de Janeiro, começou sua jornada na arte em um ambiente que nutriu sua paixão desde a infância.
Ingressou no bacharelado em Artes Visuais em 2020, resistindo à limitação de pensamentos únicos e mergulhando em diversas formas de expressão artística.
Sua arte multidisciplinar busca a harmonia entre o moderno e o tradicional, destacando-se na pintura; Vera Lucia Pereira é artista joinvilense, advogada e associada na Associação de Artistas Plásticos de Joinville (AAPLAJ).
A artista iniciou sua jornada pelas artes plásticas em 1995, com Pinturas de Grupo em Blumenau/SC; Bruno BILBO, é pintadô, rabisqueiro e grafitista. Com 37 anos, pinta na rua desde 2004 e trabalha com desenho desde 2011.
Sobre o diretor
José Wiemes (ele/dele) é roteirista, diretor e produtor de cinema. Formado em Cinema e Audiovisual, em 2020, acumula quatro anos de experiência no audiovisual.
Seu trabalho tem muita presença de elementos surrealistas e terror. Estreou na direção e roteiro do curta-metragem VAZIO (2023).
E OS COMEDORES DE BATATA (2024) é seu segundo curta-metragem de ficção, que aborda a perspectiva de uma menina moradora do campo do interior de Santa Catarina que quer sair daquela rotina e ver o mundo.
Ficha Técnica
Diretor/Roteirista/Produtor Executivo: José Wiemes
Elenco: Sarah Maria dos Santos, Manoella Carolina Rego, Dê Déco Malena, Robson Benta, Fabiano Souza, João França
Duração: 15min 59seg
Gênero: Drama, Fantasia, Terror, Surrealismo
Classificação Indicativa: 12 anos
Serviço – Pré-estreia do Filme “Os Comedores de Batata”
Quando: segunda-feira, 5 de agosto
Local: Teatro SESC Joinville
Primeira Sessão – 19h
Exibição do filme, roda de conversa com a equipe e presença de intérprete de Libras.
Segunda Sessão – 20h
Exibição do filme com audiodescrição, roda de conversa com a equipe e presença de intérprete de Libras.
Estreia do curta faz parte de uma programação que integra projeto de audiovisual
O “Projeto Diretrizes de Marketing Cinematográfico Catarinense”, contemplado pelo Edital Lei Paulo Gustavo de Joinville, é coordenado por Mariana Gretter.
Por meio de uma pesquisa aprofundada sobre as estratégias de marketing no cenário audiovisual regional, sob a orientação da Prof. Dra.
Elenir Morgenstern, Mariana entrevistou 53 produtores audiovisuais e realizou workshops com cerca de 100 participantes. O resultado dessas ações virará um mapa de diretrizes que será distribuído gratuitamente em outubro de 2024.
Programação de estreias de curtas
- Os Comedores de Batata (Curta-metragem) – 5/8, Teatro SESC Joinville
- Efeito Dominó (Curta-metragem) – 10/8, Fundação Catarinense de Cultura, Florianópolis
- Casa Lar (Documentário) – 2/10, local a definir em Caçador
- A Representatividade através de Ritmos (Mini-documentário) – 18/10, Auditório Univille, Joinville
- Ventos Cortantes (Curta-metragem) – outubro, Cinema Garten Shopping, Joinville
- Lola (Curta-metragem musical) – dezembro