No próximo domingo (24/8), a Estação de Tratamento de Água (ETA) Cubatão terá as operações interrompidas temporariamente para realização de obra de manutenção programada.
As intervenções terão início às 3h da madrugada e serão finalizadas no mesmo dia.
Será executado o reparo em uma peça que faz a interligação das duas adutoras existentes na estação.
Este trabalho não faz parte das obras de modernização da ETA Cubatão.
A previsão é que a manutenção seja concluída durante a tarde de domingo e, portanto, a estação ficará parada por um tempo maior.
Desta forma, a normalização completa do sistema de abastecimento deve ocorrer até terça-feira (26/8).
Com a parada da ETA, os bairros atendidos pela unidade terão impacto no abastecimento de água.
São eles: Adhemar Garcia, Anita Garibaldi, América, Atiradores, Aventureiro, Bom Retiro, Boa Vista, Bucarein, Centro, Comasa, Costa e Silva, Dona Francisca, Espinheiros, Fátima, Floresta, Guanabara, Iririú, Itaum, Jardim Paraíso, Jardim Iririú, Jardim Sofia, Jarivatuba, João Costa, Paranaguamirim, Parque Guarani, Petrópolis, Pirabeiraba, Rio Bonito, Santo Antônio, Saguaçu, Ulysses Guimarães, Vila Cubatão, Zona Industrial Norte e Zona Industrial Tupy.
As regiões próximas ao Distrito de Pirabeiraba, onde está localizada a ETA Cubatão, devem ter o abastecimento normalizado na madrugada de domingo para segunda-feira (25/8).
Ao longo da segunda-feira o sistema deve ser restabelecido na maior parte dos bairros atendidos pela estação.
Já as áreas mais altas e mais distantes devem normalizar na madrugada de segunda-feira para terça-feira (26/8).
A sexta e última etapa do projeto de modernização da ETA Cubatão está programada para ocorrer a partir da segunda quinzena de setembro.
A data será comunicada com antecedência pela Companhia Águas de Joinville.
O tempo de parada da ETA Cubatão para a última etapa da modernização deve ser o mais longo de todos, uma vez que os ajustes necessários levam mais tempo para conclusão. A expectativa é que sejam necessários aproximadamente três dias para a normalização do abastecimento.
Consumo consciente
A Companhia Águas de Joinville reforça que a água deve ser utilizada de forma consciente todos os dias.
Porém, em períodos de manutenção quando a ETA precisa ser desligada, a orientação merece ainda mais atenção.
Dias antes da parada, quinta e sexta-feira (21 e 22/8), podem ser utilizados para as atividades que envolvem maior consumo de água, como a lavação de roupas e calçadas.
No sábado (23/8), um dia antes da manutenção, o foco deve estar na economia para que a caixa-d’água do imóvel esteja cheia no momento da interrupção do fornecimento.
O sábado normalmente é o dia com o maior consumo de água em Joinville.
Então as comunicações sobre a interrupção no abastecimento são feitas com antecedência para que a população se prepare ao longo da semana, realizando as atividades que consomem mais água.
“Como no sábado o consumo é alto, o nível dos reservatórios e das caixas-d’ água normalizam na madrugada de domingo. Mas numa situação como essa, em que a ETA será desligada na madrugada de domingo, não vai dar tempo do sistema ter se normalizado se as pessoas tiverem mantido sua rotina. É por isso que orientamos a população para que adiante as suas atividades e não deixe tudo para o sábado. Se fizer na quinta ou sexta-feira, por exemplo, teremos o sábado para esses níveis se estabilizarem. E consequentemente, as caixas e reservatórios estarem abastecidos, garantindo um tempo maior com água”, explica Sidney Marques de Oliveira Junior, diretor-presidente da Companhia Águas de Joinville.
Durante o domingo (24/8), o uso deve ser ainda mais restrito, sendo apenas para beber, preparar refeições e para higiene pessoal.
E deve-se manter a restrição do uso de água até a normalização total do sistema de abastecimento.
Tais práticas ajudam a amenizar os impactos na rotina da população, e também contribuem para o sistema se recuperar mais rapidamente e a água retornar o quanto antes para todos.
Avisos nas redes sociais
Sempre que há parada de estação de tratamento de água, a Prefeitura e a Companhia Águas de Joinville informam em suas redes sociais sobre o andamento dos trabalhos e a situação do abastecimento em cada etapa.
O objetivo é possibilitar que a população acompanhe e tenha informações atualizadas sobre cada estágio, durante a parada e após a finalização dos serviços.
Um aviso na cor laranja é publicado assim que a estação é desligada e a manutenção inicia.
Quando a ETA é religada e o abastecimento começa a se recuperar, é divulgado o aviso na cor amarela.
E quando o sistema já é considerado normalizado, o aviso na cor verde é divulgado.
Cada aviso também traz dicas para economia de água nos diferentes estágios da manutenção.