Representantes da área educacional e profissionais de Recursos Humanos se reuniram em Joinville nesta semana para discutir a importância da compreensão do autismo e as melhores formas de auxiliar crianças, adolescentes e adultos no ambiente escolar e profissional.
O evento, realizado na unidade de Joinville do Espaço Junior, foi uma oportunidade valiosa para trocar informações sobre as particularidades do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e discutir a inclusão dos autistas no mercado de trabalho.
Entre os temas abordados, destacou-se a necessidade de adaptações no ambiente corporativo para garantir que jovens com TEA possam desempenhar suas funções com eficiência e qualidade.
Especialistas presentes ressaltaram que pequenas mudanças no ambiente e na abordagem podem fazer uma grande diferença na capacidade dos autistas de se integrarem e contribuírem no ambiente de trabalho.
Além disso, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as diversas possibilidades de terapias acessíveis para o tratamento do TEA, considerando, inclusive, o impacto positivo que essas terapias podem ter para as famílias de colaboradores que possuem filhos autistas.
As profissionais das diversas áreas do Espaço Junior enfatizaram a importância de disseminar informações sobre o autismo, especialmente em relação às oportunidades de conexão e suporte que podem ser oferecidas tanto no ambiente escolar quanto no profissional.
Sobre o Espaço Junior
Fundado há quatro anos, o Espaço Junior é dedicado ao atendimento e suporte de crianças com Transtorno do Espectro Autista.
Com uma abordagem centrada na família e no desenvolvimento integral, a instituição oferece serviços especializados e programas inovadores para garantir o bem-estar e o progresso de cada indivíduo atendido.
Recentemente, o Espaço Junior lançou a plataforma Conecta, que reúne suas iniciativas em um único lugar, oferecendo serviços e benefícios para fortalecer e apoiar a comunidade autista.