A Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública (Seprot) da Prefeitura realizou mais uma capacitação para o uso de drones, que estão sendo utilizados para auxiliar os trabalhos da Defesa Civil, Guarda Municipal e do Departamento de Trânsito (Detrans).
São três drones, modelo DJI Mavic 3 Enterprise, adquiridos por meio de processo licitatório.
Esses equipamentos contam com recursos como câmera termográfica, autonomia de voo de até 15km e zoom de até 54 vezes.
“Esses equipamentos têm ajudado muito a Defesa Civil, os trabalhos da Guarda Municipal e do próprio Departamento de Trânsito. Por exemplo: você consegue, em tempo real, fazer um acompanhamento nas áreas de construções irregulares. O drone é capaz de chegar onde é difícil o acesso para as equipes. E captando imagens com uma excelente resolução”, explica Paulo Rogério Rigo, secretário da Seprot.
Graças à visão térmica dos drones, que funciona de dia e de noite, eles podem ser utilizados tanto pela Defesa Civil para encontrar pessoas perdidas em uma mata como pela Guarda Municipal, na busca de suspeitos.
“Outro uso é para mapeamento de área de deslizamentos. Antes, eu não conseguia ter uma dimensão da encosta. Com o drone, lá do alto, eu consigo verificar se tem rachaduras, fraturas no solo e árvores inclinadas. O uso do drone na Seprot tem sido essencial e fundamental, tanto é que já é o carro chefe de muitas operações nossas”, afirma o gerente da Defesa Civil de Joinville, Jairo Machado.
No Detrans, os drones têm sido empregados para auxiliar nas tomadas de decisões no planejamento da mobilidade.
“Se pretendemos fazer uma alteração viária, por exemplo, levamos os drones até essa área para realizarmos a contagem de veículos”, informa o gerente de operações do Detrans, Cesar Daniel.
“Em áreas de ocupação irregular, os drones possibilitam acompanhar o desmatamento e a entrada irregular de caminhões para terraplenagem. Além disso, as imagens servem para orientar as equipes em campo”, aponta Aldo Andrade Júnior, agente da Guarda Municipal.
O secretário de Segurança de Joinville destaca que os três drones são mais uma ação de uma Prefeitura que já vem utilizando a tecnologia para aprimorar a qualidade dos seus serviços.
“Hoje, nós temos um parque de mais de duas mil câmeras instaladas pela cidade toda, que otimiza os trabalhos. Na Defesa Civil, por exemplo, antes as equipes eram obrigadas a ir no local para verificar, quando chovia muito. Hoje, a gente consegue acompanhar todos esses pontos de alagamento, e até mesmo o nível dos rios, em tempo real de dentro da Seprot. O mesmo vale para o trânsito. Os drones são mais um avanço e nós estamos preparando a Seprot para o futuro”, reforça Rigo.