Imaginou comprar um produto e poder conhecer todo o caminho percorrido, da matéria-prima até a prateleira?
A Döhler, gigante têxtil que já é referência em sustentabilidade, deu mais um passo em direção ao consumo consciente e lançou ao mercado a primeira toalha de algodão rastreável do Brasil.
Isto quer dizer que o consumidor poderá apontar o seu celular para o QR Code da etiqueta e conhecer as fazendas onde o algodão foi produzido, passando pela fiação, tecelagem até a confecção final da peça.
Todos os elos da cadeia são mapeados pelo SouABR, programa de rastreabilidade, lançado pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) e pelo movimento Sou de Algodão, que comprova que 100% do algodão usado na fabricação da toalha tem certificação socioambiental Algodão Brasileiro Responsável (ABR).
“Aqui na Döhler, a sustentabilidade sempre foi levada muito a sério. Fomos pioneiros em diversas iniciativas e continuamos avançando para entregar produtos cada vez mais saudáveis.
A toalha Marrocos é um exemplo da nossa preocupação com o meio ambiente e cuidado com as pessoas”, frisa Marco Aurélio Braga, head de Comunicação e Marketing da companhia.
A Döhler, aliás, só compra algodão de fazendas nacionais e que são certificadas, ou seja, que adotam cuidados com o solo, com as áreas de preservação e com a água, além de atestarem que não usam trabalho infantil nem análogo à escravidão durante todo o processo.
“O algodão que usamos tem certificação socioambiental comprovada e agora será possível visualizar toda a cadeia por trás da peça, algo que nos deixa muito orgulhosos e fortalece o compromisso da marca com a ética e transparência”, acrescenta Braga.
Produção responsável
A responsabilidade na produção, inclusive, existe desde 2012, graças ao programa ABR que, ao longo de mais de 10 anos, acompanha as mudanças na legislação e nas normas ambientais e trabalhistas.
O engajamento da cadeia produtiva e o compromisso com a melhoria contínua nos índices de certificação e qualidade do algodão, trouxeram resultados robustos e consistentes.
“Na safra 22/23, 82% da produção recebeu a certificação ABR. Isso representa 374 fazendas em 82 municípios brasileiros, comprometidos em atender às exigências do mercado e à demanda de um consumidor final cada vez mais informado e engajado com a sustentabilidade”, finaliza Alexandre Schenkel, presidente da Abrapa.
Números da toalha Marrocos
Para fabricar os primeiros lotes de lançamento da toalha Marrocos, foram utilizados 100 fardos de algodão, totalizando 22 mil kg de pluma, vindos de duas fazendas do Mato Grosso.
Esse algodão se transforma em fio e depois tecido.
No primeiro lote, foram confeccionadas 675 toalhas, mas a previsão é fabricar 73,8 mil peças nessa primeira fase.
Além de 100% rastreável, a toalha Marrocos reúne atributos que tornam o produto ainda mais especial: com excelente gramatura, possui alta absorção, toque macio e está disponível em seis cores.
A intenção da Döhler é continuar avançando em linhas de produtos dentro do conceito “Fio Verde”, que reúne diversas iniciativas sustentáveis.
“Entendemos que esta é verdadeira revolução da indústria. Reduzimos impactos ambientais e geramos valor para sociedade”, finaliza o head de Comunicação e Marketing da companhia.
Da semente ao guarda-roupa
O rastreio clique AQUI
Sobre a Döhler
Uma das principais e mais sustentáveis indústrias têxteis da América Latina, reconhecida globalmente pela qualidade.
Tem 142 anos de história, mais de 3 mil colaboradores e está situada em Joinville.
Em seu parque fabril de 225 mil m2 produz artigos para casa (cama, mesa, banho e decoração), além de tecidos para mobília, indústria de calçados e soluções para os setores hoteleiro e hospitalar.
Exporta para mais de 20 países e tem orgulho de fabricar produtos que levam conforto e bem-estar a milhares de pessoas ao redor do mundo.
@dohlertextil
https://www.dohler.com.br/
Movimento criado pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), em 2016, para despertar uma consciência coletiva em torno da moda e do consumo responsável.
Para isso, a iniciativa une e valoriza os profissionais da cadeia produtiva e têxtil, dialogando com o consumidor final com ações, conteúdo e parcerias com marcas e empresas.
Outro propósito é informar e democratizar o Algodão Brasileiro Responsável (ABR), que segue rigorosos critérios ambientais, sociais e econômicos e certifica 82% de toda a produção nacional de algodão.