Iniciativa promovida pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), o SouABR é o primeiro programa de rastreabilidade de ponta a ponta da cadeia têxtil, capaz de oferecer transparência sobre a origem responsável da matéria-prima, presente nas peças de marcas brasileiras.
Por meio desse programa, é possível garantir que todo o algodão que compõe o produto é certificado pelo programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR), que acompanha as mudanças na legislação e nas normas ambientais e trabalhistas nacionais.
Com a divulgação de seu relatório anual, o programa reforça que encerrou 2024 com resultados expressivos, contando com mais de 190 mil peças finais rastreáveis de diversas empresas.
A Döhler, gigante têxtil catarinense, se destacou pelo número de peças rastreadas.
A Döhler aderiu ao programa e lançou, em 2024, a primeira toalha de algodão rastreável do Brasil .
De julho a dezembro, foram 131,6 mil peças rastreadas, o maior número entre as marcas participantes do programa.
A toalha Marrocos teve ampla repercussão no País e reforçou o compromisso da marca com a sustentabilidade e o consumo responsável.
O produto traz uma etiqueta com qrcode em que é possível escanear e conhecer desde a fazenda onde o algodão foi colhido, passando pela fiação, tecelagem, confecção até o varejo.
“Estamos muito satisfeitos com o resultado, repercussão e adesão do mercado a nossa toalha de algodão rastreável.
Um projeto como esse não apenas garante a origem responsável do algodão, mas reforça nossa transparência com o consumidor que vai poder conhecer todas as etapas do processo.
A gente busca, sobretudo, um futuro mais sustentável”, destaca Marco Aurélio Braga, head de Comunicação e Marketing da Döhler.
Além de 100% rastreável, a Marrocos reúne atributos que tornam o produto ainda mais especial: com excelente gramatura, possui alta absorção, toque macio e está disponível em seis cores modernas.
Vale reforçar que a intenção da Döhler é continuar avançando em linhas de produtos dentro do conceito “Fio Verde”, que reúne diversas iniciativas sustentáveis.
Para a marca, a verdadeira “revolução da indústria” consiste em reduzir os impactos ambientais e gerar valor para a sociedade.
Só em 2024, o programa SouABR contou com um crescimento de 284% comparado a 2023 e acumulou um total histórico de quase 326,5 mil peças.
Além disso, registrou resultados significativos em vários segmentos da cadeia produtiva, alcançando mais de 1,75 milhão de quilos de fios, 160 mil metros de tecidos, 135 mil quilos de malhas e 205 mil peças confeccionadas.
“O SouABR atingiu importantes marcos em 2024, como o lançamento das primeiras toalhas rastreáveis do Brasil, em parceria com a Döhler, e a adesão de grandes varejistas. Esses avanços reforçam nosso compromisso com a rastreabilidade e a responsabilidade, conectando o campo ao consumidor final”, finaliza Gustavo Piccoli, presidente da Abrapa.
Confira o relatório na integra:
https://abrapa.com.br/wp-content/uploads/2025/01/Relatorio-SouABR-2024.pdf