No próximo dia 29 de maio, consumidores de todo o país terão a chance de comprar produtos e serviços sem a incidência de tributos repassados ao preço final.
A ação faz parte do Dia Livre de Impostos (DLI), um movimento nacional que visa conscientizar a população sobre a alta carga tributária paga no Brasil — muitas vezes sem a devida percepção ou retorno à sociedade.
A mobilização envolve lojistas parceiros que, por um dia, assumem o custo dos impostos de determinados produtos e serviços, oferecendo aos consumidores os itens com descontos equivalentes aos tributos incidentes.
O objetivo é claro: gerar impacto, promover o debate público e provocar reflexões sobre a complexidade do sistema tributário nacional, além da ausência de contrapartidas proporcionais em áreas como saúde, segurança e educação.
Em Joinville, um dos grandes destaques da campanha em edições anteriores — e também neste ano — é o Posto Rede Dias, que venderá 3000 mil litros de combustível sem repassar os impostos ao consumidor.
A ação, que costuma gerar filas e grande repercussão na imprensa, é um exemplo prático do peso dos tributos embutidos no preço de um item essencial como a gasolina.
O Dia Livre de Impostos é uma forma simbólica e poderosa de mostrar ao cidadão o quanto ele paga, muitas vezes sem saber.
Mais do que uma ação promocional, é um movimento de conscientização.
A expectativa é de que milhares de consumidores participem da campanha em todo o país.
Lojistas interessados ainda podem aderir à ação, escolhendo produtos ou serviços para integrar a programação e ampliando a voz de um dos maiores movimentos de educação tributária do Brasil.