Cerca de 70 alunos de sete escolas municipais participam da etapa regional da First Lego League (FLL), na escola SESI, no antigo Moinho de Joinville.
A competição envolvendo unidades públicas, privadas e equipes de garagem de diferentes municípios catarinenses começou nesta segunda-feira (13) e tem final marcada para terça-feira (14).
Ao todo, a Rede Municipal de Ensino tem dez equipes de robótica orientadas por 14 professores na competição, que tem como tema
“Master Piece”, fazendo com que os alunos busquem aliar a tecnologia ao ramo das artes. Entre as unidades, está a estreante equipe “Anna Tech”, com dez alunos da Escola Municipal Professora Anna Maria Harger.
O grupo foi formado neste ano e participa da primeira competição oficial.
Para a aluna Ana Paula Alexandre Ferreira, do 9º ano, a expectativa está muito alta.
“Espero que dê tudo certo durante a competição e quem sabe a gente vença. Mas apenas de estar aqui trabalhando em equipe e convivendo com outras pessoas já é muito importante porque são coisas que vamos precisar no futuro, no trabalho e na vida”, comenta.
A professora Lucimara Pereira de Melo, que acompanha a equipe “Anna Tech”, explica que a experiência de participar de um evento como a FLL ajuda a fortalecer o senso de coletividade entre os alunos.
“Eles pensam no coletivo e sabem que representam a escola e o município nesta competição”, detalha. Segundo ela, a expectativa é participar e aprender com a primeira experiência.
Como funciona a competição
A First Lego League é disputada em quatro categorias: desafio do robô, design do robô, projeto de inovação e core values.
As três últimas categorias são avaliadas em uma sala fechada por três avaliadores, enquanto o desafio do robô ocorre nas mesas montadas na arena do evento.
As equipes com melhor desempenho garantem vaga para a etapa nacional da FLL, que será disputada em Brasília, em 2024.
Entenda como funcionam as categorias
Desafio do robô: em uma arena a equipe tem três rounds de 2 minutos e meio para que o robô possa resolver a maior quantidade de missões possíveis.
Cada missão possui uma pontuação e, ao final dos rounds, permanecerá a maior pontuação.
Design do robô: a equipe será avaliada em relação a programação, construção do robô e estratégias utilizadas para escolha das missões que deverão ser realizadas pelo robô da equipe.
Projeto de Inovação: deverá ser desenvolvido um projeto referente ao tema da temporada, neste projeto é solicitado que contenha problema, justificativa, solução, custos para implementação e, se possível, protótipo.
Core Values: durante todo o evento a equipe estará sendo avaliada quanto ao entrosamento entre os membros, respeito às diferenças, diversão, espírito de equipe.