sexta-feira,

12/07/2024

Joinville/SC

Desfile em comemoração ao aniversário de Joinville reúne 20 mil pessoas na Avenida Beira Rio

 

No dia em que Joinville completou 173 anos, cerca de 20 mil pessoas se reuniram na Avenida Beira Rio para prestigiar o Desfile Comemorativo.

O tempo colaborou e o sol apareceu na manhã de sábado, 9 de março, animando quem prestigiou o evento. Este ano, o Desfile teve recorde de inscritos, com mais de 100 instituições participando.

“Isso é uma demonstração que o joinvilense está feliz e quer desfilar para a sua cidade. As pessoas estão aqui como voluntárias, aproveitando e curtindo o aniversário da cidade. Todas as instituições que quiseram, puderam desfilar, afinal o desfile é para isso mesmo, para comemorar”, diz o prefeito Adriano Silva.

Para celebrar os 50 anos da Educação Infantil em Joinville, seis Centros de Educação Infantil se reuniram para abrir o desfile das escolas da Rede Municipal.

Os carrinhos decorados que levaram os pequenos encantaram o público.

Já durante o desfile da Apae, o estudante da instituição, Kevin de Oliveira entregou para o prefeito Adriano Silva um quadro pintado por ele durante as aulas de artes.

 

Fotos Divulgação /SECOM

 

Escolas da Rede Estadual, acompanhadas das fanfarras e escolas particulares também desfilaram apresentando os projetos desenvolvidos nas unidades.

As forças de segurança de Joinville levaram para a avenida viaturas e equipamentos usados em atendimentos de ocorrências, resgates e salvamentos. A banda do 62º Batalhão de Infantaria e a Banda dos Bombeiros Voluntários também se apresentaram.

Este ano, o Desfile em comemoração ao aniversário de Joinville contou com a presença de grupos que preservam as tradições culturais do município, mas também com a participação da sociedade que se reúne em clubes de dança, apaixonados por carros antigos e motos.

O evento apresentou a força de Joinville no desenvolvimento cultural, social, educacional, esportivo e de segurança. Os diversos segmentos que contribuem para a construção de Joinville estiveram representados, incluindo entidades recreativas, clubes de serviço, grupos folclóricos, entidades comerciais e industriais, órgãos públicos e grupos organizados da comunidade.

Para muitas das instituições, esta foi a primeira vez que puderam estar na avenida. Vestida de princesa, dona Zeneide Vogelsanger, 85 anos, do Centro Geriátrico Blumengarten, estava desfilando pela primeira vez. “Estou muito feliz, está tudo maravilhoso”, diz. O marido, Horst Irineu, 87 anos, também participou. Eles estão casados há 58 anos. “Ele é o príncipe”, brinca Zenaide.

A Ofa Ong Florescer no Autismo, que atua em Joinville há cinco anos, também desfilou pela primeira vez. “Resolvemos participar para chamar a atenção da sociedade para essa causa que é de extrema importância”, destaca a fundadora da Ofa, Yole Ravazzi.

Orgulho e amor pela cidade

Edilene Silva Vieira foi uma das primeiras pessoas a chegar no espaço destinado ao público. “Moro em Joinville há mais de 20 anos e vim ver meu neto, que está desfilando no grupo da escola. É a primeira vez que assisto e estou amando tudo. Eu amo Joinville”, conta.

Catia Wessling, profissional autônoma, estava com o filho Yago, 6 anos, que gostou de ver a passagem dos veículos do Corpo de Bombeiros de Joinville. “Acho bem interessante e bonito essa prática de vir, assistir e, principalmente, trazer os baixinhos”, diz Catia.

A dona de padaria Roseli Fernandes, do bairro Aventureiro, veio ver o filho Gabriel, 9 anos, desfilar pela escola. Natural de Cascavel (PR), ela conta que foi bem acolhida na cidade. “Eu amo Joinville. Tenho três filhos joinvilenses, meu esposo é joinvilense, fiz minha família aqui, então, é tudo de bom”, acrescenta.

Você não pode copiar o conteúdo desta página
Pular para o conteúdo